Quanto Custa Uma Consulta Geriátrica?
O geriatra é o médico que atua por faixa etária. Ele cuida de idosos. É um médico generalista, ao contrário do médico especialista, que cuida especificamente de certo tipo de doença ou parte do corpo humano.
Assim como a criança vai ao pediatra, o idoso deve ir ao geriatra também. Pois a velhice também necessita de muitos cuidados e de acompanhamento. E o médico geriatra é o mais recomendado para a terceira idade. O geriatra estuda as principais doenças que atingem os idosos. Dessa forma, ele tem plenas capacidades para diagnosticar e tratar inúmeras doenças.
Quanto Custa Uma Consulta Com o Médico Geriatra?
O preço de uma consulta com o geriatra pode variar bastante. Em algumas clínicas populares, o preço da consulta pode sair a um preço bem acessível. Algo em torno de R$ 70,00.
Porém, o Conselho Regional de Medicina alerta para a importância de se verificar os serviços oferecidos com antecedência, procurando informações de quem já é paciente do local e do médico, pedindo esclarecimentos na própria clínicas pois, em muitos casos, muitas clínicas costumam descumprir algumas normas importantes para tornar o serviço mais barato.
A Partir de Qual Idade o Idoso Deve Procurar o Geriatra?
A terceira idade tem início aos 60 anos aqui no Brasil. Porém, se o paciente deseja, se sente alguma necessidade, de quer fazer um acompanhamento preventivo, desejam cuidar para ter um envelhecimento mais saudável, ou algo do tipo, pode procurar um geriatra antes de completar os 60 anos.
Idosos saudáveis, que não apresentam problemas mais graves e que não necessitam do acompanhamento de um especialista, podem sim se consultar somente com o médico geriatra.
Agora, se o idoso apresentar alguma doença mais avançada, que necessita de um especialista, o médico geriatra saberá indicar a especialidade necessária e quando procurar. O paciente,então, poderá continuar consultando com ambas os médicos, e eles podem conversar entre si sobre o estado e os tratamentos do idoso.
Se o paciente já se consulta com outros médicos antes do geriatra, esses também poderão ser mantidos sem nenhum problema, se o idoso desejar. O geriatra pode atuar como um clínico geral não só para o idoso, mas para toda a família.
Qual a Importância do Geriatra Para o Idoso?
O médico geriatra acompanha o idoso e o ajuda a ter mais qualidade de vida. Ele trata muitas doenças inerente à idade e cuida para que o paciente tenha um envelhecimento mais saudável possível.
O surgimento da geriatria se fez necessário devido à necessidade de um profissional que oferecesse um serviço diferenciado para os pacientes da terceira idade, ainda mais nos dias de hoje, em que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado muito.
Esse profissional acompanha o paciente e o orienta de forma que tenham um envelhecimento de qualidade.
Diferente dos especialistas, o médico geriatra não trata somente de um órgão do corpo humano. Ele cuida da saúde em geral. E isso é muito importante, em especial nessa fase da vida em que o idoso já é acometido por inúmeros problemas de saúde oriundos da idade.
A menos que o problema seja mais grave e específico, que necessite de fato de um especialista, o geriatra tem total capacidade para tratar. Se for uma doença que não tem cura, essa especialidade também pode tratar com paliativos.
Enfim, o geriatra é muito importante para pacientes da terceira idade em todos os sentidos. Seja para um acompanhamento de rotina, seja para tratar inúmeros problemas de saúde aos quais os idosos são mais suscetíveis, seja para tratar em consonância com o especialista, ou mesmo para quem deseja planejar um envelhecimento com qualidade.