Promoção da Saúde na terceira idade
Se todos idosos fizessem a promoção da saúde na terceira idade, muitas doenças poderiam ser evitadas. No que consiste a promoção da saúde? É uma série de condições passíveis de prevenção, desde consulta ao geriatra, vacinas, exames regulares que podem prevenir doenças.
Claro que algumas doenças são genéticas, mas muitas podem ser evitadas quando o idoso está aberto a fazer a promoção da saúde e quando ele tem essa preocupação em se cuidar, prevenir, diagnosticar e se for o caso tratar.
As etapas de prevenção
Basicamente são três etapas: prevenção primária, prevenção secundária, prevenção terciária. Na primária se encontra a promoção da saúde que pode ser feita através de exames regulares e também a prática de exercícios físicos. Já secundária é a detecção de um problema de saúde em seu estágio inicial, por exemplo, a estratificação do risco cardiovascular. E a terciária são ações que incluem medidas de reabilitação.
Os pesquisadores que através de muitas pesquisas seguem atestando que as atividades físicas continuam sendo um poderoso agente de promoção da saúde e qualidade vida. Inclusive muitos estudos comprovam a presença de doenças coronariana em indivíduos sedentários.
O avanço da medicina, aliado a sofisticados equipamentos e um controle clinico dos pacientes tem aumentado a expectativa de vida. Os idosos estão vivendo mais, mas vivendo com pouca qualidade de vida. Entra aí a promoção da saúde na terceira idade que pode ajudar a prevenir, controlar doenças nos idosos e assim, melhorar a qualidade de vida do idoso.
Causas do envelhecimento
Todos envelhecem isso é fato. Acontece que tudo é muito variável de corpo para corpo. Algumas consequências do envelhecimento são as seguintes: perda de massa muscular, osteoporose, redução de a flexibilidade articular, redução do equilíbrio entre outros fatores.
Cartilha do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou uma cartilha de promoção à saúde . Nele, há várias dicas explicando como o idoso pode ter um envelhecimento mais saudável se fizer a promoção da saúde. Algumas dicas são as seguintes:
- Atitude não tem idade: não interessa a sua idade. Sempre é hora de começar a cuidar de sua saúde e nunca é tarde;
- Ter uma alimentação colorida: aqui eles colocam o quão é importante ingerir frutas, verduras, legumes desde que se é mais novo;
- Ter boas noites de sono: a qualidade do sono pode prevenir muitas doenças. Por isso, invista no seu sono;
- Se mantenha ativo: não fique parado. Se mexa, experimente fazer novas coisas;
- Controle seus gastos financeiros: isso começa na juventude. Reserva parte de seu salário, você vai precisar na terceira idade. Idosos com dívidas são mais propensos a desenvolver depressão e outras sérias doenças;
- Cultive a espiritualidade: se fala tanto em alimentação saudável, exercícios físicos, mas a espiritualidade também ocupa um papel importante na vida de um idoso. Quanto mais espiritual, mas fácil de entender os fenômenos e acontecimentos da vida, sem culpar os outros;
- Exercite a sua cidadania: só porque chegou à terceira idade não quer dizer que não precisa fazer mais nada e esquecer-se de seus compromissos. Votar é um ato.
A partir das dicas acima fica evidente que a promoção da saúde é uma série de questões. Não é somente ir ao médico, fazer exames e cuidar da saúde. O modo como leva a vida pode fazer a diferença no futuro. Pessoas otimistas, com amigos tendem a viver com mais qualidade.
Dicas gerais para os idosos prevenir doenças
- praticar atividades físicas regularmente;
- ter uma alimentação saudável;
- fazer uma visita regular ao médico;
- realizar todas as vacinas;