Idosos Devem Fazer Fisioterapia? Em Quais Casos?
Todos nós sabemos que a expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior e, com isso, a população idosa tem crescido muito. Para manter a saúde em dia, e garantir um envelhecimento mais ativo, o idoso precisa de alguns cuidados especiais.
Com a chegada da terceira idade, surgem muitos problemas de saúde que dificultam ou impedem que o idoso tenha uma vida com qualidade total. Muitos desses problemas, se forem relacionados à mecânica corporal, podem ser reduzidos ou prevenidos quando o idoso faz fisioterapia. Inclusive, o que muitas pessoas costumam se perguntar é se os idosos devem fazer fisioterapia.
Essa atividade pode se tornar uma grande aliada na terceira idade, pois ajudar a aliviar muitas dores, melhora a flexibilidade e coordenação motora, fortalece a musculatura e contribui para a prevenção de muitas doenças. Além disso, a fisioterapia não serve apenas para tratar uma doença que já existe. Muito pelo contrário. Ela também contribui para que o idoso tenha mais qualidade de vida, ao prevenir o aparecimento de problemas de saúde.
Sendo assim, podemos afirmar que todos os idosos devem sim fazer fisioterapia.
Fisioterapia para Idosos
Quantas Vezes Por Semana o Idoso Deve Fazer Fisioterapia? A programação de exercícios que os idosos farão na fisioterapia é diferente daquela para as pessoas mais jovens. Assim como a quantidade de séries e a frequência também. Para saber a quantidade correta de séries e de seções por semana, é preciso consultar um médico ou fisioterapeuta, pois cada pessoa apresenta um problema ou condições físicas diferentes.
O Idoso Pode Fazer Fisioterapia Em Casa? Sim. Hoje em dia, existe o serviço Home Care, em que profissionais de saúde cuidam do idoso ou outro paciente em sua própria residência. Isso torna o tratamento mais humanizado e, no caso de pacientes doentes, contribui para uma recuperação mais rápida.
Quais São os Benefícios da Fisioterapia Para os Idosos? Ao adotar a fisioterapia, os idosos têm vários benefícios. Dentre eles, podemos citar:
Melhoria da coordenação motora; Redução das dores nas articulações; Mais flexibilidade; Melhoria na qualidade do sono; Aumento da força muscular; Redução da ansiedade; Prevenção de certas lesões; Melhoria da capacidade pulmonar; Previne complicações cardiovasculares; Melhoria da qualidade de vida; Melhoria do equilíbrio; Previne o risco de quedas; Ajuda na memória; Contribui para a disposição física; Promove a independência funcional; Melhoria da capacidade física; E muito mais…
Tipos de Fisioterapia Para Idosos
Confira abaixo alguns tipos comuns de fisioterapia para a terceira idade:
Fisioterapia em grupo: os idosos realizam exercícios de alongamento, de coordenação motora, de equilíbrio e de fortalecimento. Esse tipo de fisioterapia contribui não só par a saúde física do idoso, como também para a sua saúde menta, pois melhora de forma significativa a sua qualidade de vida.
Porém, antes de iniciar qualquer tipo de exercício ou atividade, é fundamental realizar uma avaliação com o fisioterapeuta, para que este analise o estado de saúde, para saber se ele pode ou não participar da atividade ou exercício.
Fisioterapia para idoso com pneumonia: o problema de infecção respiratória é muito comum em pessoas da terceira idade. Quando a fisioterapia respiratória é aliada ao trabalho de uma equipe multidisciplinar, os resultados na recuperação do idoso são muito significativos. A fisioterapia ajuda a estimular a tosse e a retirar secreções, realiza manobra de drenagem postural para a mobilização de secreção, além de manobra de higiene brônquica, promove o aumento da ventilação pulmonar, melhora a oxigenação e o fluxo respiratório, e etc.
Fisioterapia para idoso com artrose: essa é uma doença degenerativa, que se caracteriza pela sequência de alterações que podem envolver tecidos da membrana sinovial, da cartilagem articular e do osso subcondral. A fisioterapia, para idosos com esse problema, irá ajudar a diminuir a dor, aumentar a funcionalidade, melhorar a estabilidade articular, aumentar a força muscular, e etc.