O Que é Hipertermia? Como Evitar no Idoso?

A hipertermia é quando a temperatura do corpo sobe de maneira incomum, ficando acima de 37,4ºC. Essa elevação da temperatura pode se dar por diversos motivos, como pelo uso de medicamentos, por algum problema de saúde que causa muita febre ou pela exposição ao sol por tempo elevado. Nesse último caso, a hipertermia acontece devido ao fato de a pessoa ficar exposta ao sol e não se hidratar.

Geralmente, quando a temperatura está muito elevada, é comum a o corpo liberar o suor, que agirá como um método de resfriamento. No entanto, se a pessoa não se hidratar corretamente, tomar muita água e líquidos em geral, o corpo então ficará com a temperatura muita elevada, provocando a hipertermia.

Principais Causas da Hipertermia

Existem algumas principais causas da hipertermia como exposição à uma temperatura muito elevada, seja exposição ao sol; à água muito quente; seja pela proximidade com local de altas temperaturas, como forno, por exemplo, ou mesmo por alguma doença.

Algumas doenças podem agravar ainda mais os quadros de hipertermia, como a asma, o diabetes, casos de demência, e outras. Até mesmo alguns medicamentos podem contribuir para o agravamento da hipertermia e provocar a desidratação.

Hipertermia em Idosos

Os idosos possuem menos resistência do calor, o corpo deles não consegue se adaptar bem à alta temperatura. E, por isso, eles podem sofrer alguns agravantes em períodos mais quentes. Dessa forma, é muito importante que todos, especialmente os idosos, bebam, no mínimo, 8 copos de água por dia. Além de evitarem a exposição ao sol das 10 às 14 horas, período em que o calor se intensifica e os riscos de câncer de pele são bem maiores. E, mesmo que a exposição seja fora dos horários menos indicados, é importante que não seja por muito tempo.

Outro cuidado importante em período mais quentes é comer alimentos mais leves, comer menos, porém mais vezes ao dia. Isso é muito bom por facilitar o processo digestivo.

Sintomas e Tratamentos da Hipertermia

Alguns sintomas da hipertermia são náuseas, dor de cabeça, exaustão, ansiedade, câimbras, desidratação, aumentos dos batimentos cardíacos, irritabilidade, suor excessivo, respiração alterada, mais intensa, dentre outros.

É preciso resfriar o corpo para conseguir combater o problema. Deve-se usar toalhas ou cobertores gelados para cobrir o corpo da pessoa, expor a pessoa à uma ventilação, colocar saco de gelo em algumas regiões do corpo do indivíduo, como na virilha, no pescoço e nas axilas, etc.

Quais São as Consequências da Hipertermia?

Se não for tratada a tempo, a hipertermia pode causar, dentre outras coisas, insuficiência hepática, respiratória e renal aguda, hemorragia gastrointestinal, pancreatite, e muito mais…

Como Evitar a Hipertermia Em Idosos

Como já dissemos, o idoso precisa tomar alguns cuidados especiais quando o verão começa. Eles ajudam a prevenir a hipertermia. Embora, alguns casos, não seja possível evitar o problema, em grande parte é possível se prevenir.

Além de aumentar a ingestão de água, tomar sol em horários adequados e cuidar da alimentação, conforme mencionamos, também é indicado usar roupas mais leves clara, evitar o consumo de bebida alcoólica e cafeín, fazer uso de filtro solar e chapéu para se proteger do sol, evitar a prática de atividade física muito intensa, que cause exaustão, etc.

A prevenção é sempre o melhor remédio. Em muitos casos, a hipertermia pode ser evitada apenas com algumas medidas de prevenção. Como os idosos são mais suscetíveis ao problema, os cuidados devem ser redobrados.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *