Surdez Nos Idosos – É Comum Parar de Escutar na Velhice?
Quando chegamos na terceira idade, muitas mudanças começam a acontecer em nosso corpo e em nossa mente. E é comum a pessoa se perguntar se todas as essas mudanças são causadas, realmente, pela idade avançada, ou não.
É o que acontece com a surdez em idosos, por exemplo. No caso desse problema, mais especificamente, ele acontece devido perda natural da audição provocada pelo envelhecimento. A essa alteração na audição, dá-se o nome de presbiacusia, na medicina. Essa doença multifatorial é a perda de audição nos dois ouvidos, de maneira progressiva no decorrer da vida.
O problema de audição é algo que afeta diretamente na qualidade de vida da pessoa. E esse problema está cada vez mais comum, pois a população idosa tem crescido muito nos últimos anos.
Quais as Causas da Surdez Em Idosos?
A medida que o indivíduo vai envelhecendo, a surdez vai se tornando cada vez mais comum. Existem alguns fatores que podem contribuir para o problema de audição ao longo do tempo. Confira abaixo:
- A exposição crônica aos ruídos altos;
- A Hereditariedade;
- Quimioterapia;
- Diabetes;
- Uso de cloroquina;
- Uso crônico de aspirina;
- Intoxicação causada por metais pesados como o chumbo, o mercúrio ou o arsênio;
- Tabagismo;
- Meningite;
- Uso de cocaína;
- Hipertensão,
Entre outros menos comuns mas igualmente relevantes para a regressão da capacidade auditiva.
A perda progressiva da audição ao longo dos anos pode vir acompanhada de vertigem, desequilíbrio e zumbido. Normalmente, os pacientes que apresentam dificuldade de audição devido à idade costumam se sair quando estão em um diálogo privado, em um local mais silencioso. Porém, quando estão em ambientes com mais pessoas e barulho, eles encontram mais dificuldade para ouvir.
Outro sintoma frequentemente apresentado pelos idosos é que eles costumam reclamar dizendo que o som está muito alto. Quando, na verdade, estão em um volume muito bem tolerado por pessoas sem nenhum problema de audição.
Como Tratar a Surdez Em Idosos?
Até o momento, não existe um tratamento capaz de curar ou de prevenir a surdez em idosos. No entanto, existem sim algumas alternativas para que a perda sem compensada. Confira abaixo:
Aparelho auditivo: na grande maioria dos casos de surdez, os aparelhos auditivos podem ajudar. Geralmente, a perda auditiva nem sempre é tão grave a ponto de não poder ser restaurada com a ajuda de um desses aparelhos. E a tecnologia usada na fabricação está cada vez mais avançada, sendo possível encontrar uma enorme variedade de aparelhos auditivos no mercado. Certamente um deles servirá na maioria dos casos.
Implante coclear: se, contudo, a perda auditiva for tão intensa que o aparelho não consiga resolver, o paciente ainda tem a opção de realizar um implante coclear. Essa técnica consiste em conjunto de eletrodos que é colocado dentro do ouvido interno. E servirá para estimular de forma direta os neurônios que possuem a função de interpretar os sons. Esse procedimento é indicado para aqueles pacientes que apresentam perda auditiva bilateral mais severa, cujos aparelhos auditivos não foram capazes de resolver. Pode ser feito seguramente em pacientes acima de 70 anos de idade.
Porém, essa cirurgia deve ser feita somente após a tentativa com o aparelho auditivo. Somente se ele não funcionar para o caso é que o implante coclear deverá ser feito.
A audição é muito importante para garantir a qualidade de vidas das pessoas. Por isso, deve ser tratada sempre que possível. É comum as pessoas demorarem muito para procurarem atendimento médico. Seja pelo fato de sentirem receio de precisar usar o aparelho auditivo, seja por não terem certeza de que realmente estão com problema de surdez. Porém, é fundamental procurar um otorrinolaringologista para começar a se cuidar o quanto antes.