O Que São Cuidados Paliativos? 

Quando um indivíduo se encontra com uma doença incurável em sua fase final, ele recebe alguns cuidados que servem para ajudá-lo a ter um pouco mais de conforto, na medida do possível. E esses cuidados recebem o nome de paliativos. Eles não são para acelerar e nem para adiar a morte do paciente.

Essa medida já não trata mais a doença, ela trata do paciente em si, controlando as dores e os sintomas apresentados, e contribuindo para que os últimos dias de vida do indivíduo tenham mais tranquilidade. O objetivo não é mais a cura da doença. É aliviar o sofrimento do paciente e da sua família.

O Que Significa Hospice

Ao decidir sobre o início dos cuidados paliativos, o paciente é entregue ao hospice para que os cuidados possam ter início. O hospice não é um local. É, na verdade, uma filosofia que respeita e trata com cuidado dos pacientes e dos seus familiares de uma forma geral. Ou seja, trata do corpo, da mente e até do espírito. Para isso, uma equipe é formada, contendo diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionista e etc. Cada profissional tem um papel fundamental no tratamento do paciente, bem como no entendimento das necessidades individuais do paciente.

home care

No home care, o paciente desfruta de serviços em domicilio

Benefícios dos Cuidados Paleativos

Confira abaixo os principais benefícios dos cuidados paleativos:

São cuidados interdisciplinares, destinados tanto para o paciente quanto para os seus familiares e até à comunidade. Os cuidados paleativos têm como principal objetivo amenizar o sofrimento do paciente.

Cuida para que o paciente tenha mais qualidade de vida até os seus momentos finais. Não antecipa e nem tenta adiar a morte do paciente. Trata da dor causada pela doença do paciente, além dos problemas físicos, sociais, psicológicos e até espirituais. Os cuidados podem ser tanto na casa do paciente, quanto no hospital ou em uma instituição de saúde.

Qual o Melhor Momento Para Dar Início aos Tratamentos Paleativos?

Os cuidados paleativos não precisam ser somente no fim da vida do paciente. Eles podem ter início no decorrer do tratamento da doença. Para que o indivíduo já possa ir se beneficiando das suas vantagens. O ideal é que tenham início o quanto antes, já que eles têm o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida, amenizar o sofrimento dos pacientes e afirmar a vida, de forma que a morte seja considerada como um acontecimento natural.

Qual o Melhor Ambiente Para o Paciente Receber Cuidados Paleativos?

Independente do local onde o paciente receba os cuidados, é preciso que estes atendam bem às suas necessidades. No entanto, para que ele receba a avaliação adequada, e para que a família também seja assistida, o ideal é que seja um centro especializado. O que não quer dizer, necessariamente, que seja um hospital. Ao chegar no estágio final da doença, o paciente fica melhor quando está próximo da sua família e entes queridos, ao invés de ficar isolado em um ambiente hospitalar, como uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), por exemplo. Manter o paciente longe da família só causa solidão, e não aumenta em nada a sua expectativa de vida.

O local deve ser capaz de aliar bem os recursos necessários ao tratamento, além de tratar os sintomas com outras atividades, como encontros em grupo, atividades mais específicas e elaboradas, reuniões de convívio, e muito mais, sempre envolvendo as famílias, voluntários, os profissionais e os pacientes. Esse é o conceito de hospice.

Durante os cuidados paleativos, os pacientes recebem um tratamento digno e respeitoso. No entanto, em muitos casos, há uma demora em identificar a necessidade de iniciar os cuidados paleativos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *