Fono Para Idosos: É possível Melhorar a Audição? 

Com a chegada da terceira idade, alguns problemas também começam a surgir. E a perda auditiva é uma delas. Porém, muitas pessoas pensam que isso é normal e o idoso precisa aprender a conviver com esse problema. Porém, todas as pessoas desejam viver com mais qualidade. E isso vale para todas as faixas etárias. Ainda mais nos dias de hoje, em que as pessoas estão envelhecendo mais ativos, viajando, trabalhando, e se divertindo muito mais.

Exatamente por isso, quando são diagnosticados com algum tipo de problema, eles tendem a ficar desmotivados, e logo pensam que suas vidas sofrerão uma limitação por causa do problema. É o caso, por exemplo, de idosos que começam a perder a audição.

É Possível Melhorar a Audição de Pessoas Idosas?

A perda auditiva é dos problemas comuns da terceira idade. Isso se deve ao fato de as células que transformam e enviam o som para o nosso cérebro sofrer um envelhecimento, como acontece com todo o nosso organismo. E, nesse caso, o envelhecimento começa por volta dos 40 anos de idade.

Existem no mercado vários modelos de aparelhos auditivos que ajudam muito na melhoria da função auditiva. Eles devolvem a autoestima e melhoram a qualidade de vida das pessoas idosas.

Qual a Importância do Fonoaudiólogo Para o Idoso?

A perda auditiva e o seu grau são identificados a partir do exame de audiometria, feito com o fonoaudiólogo. Além do exame, o médico também conversa bastante com o paciente para conhecer melhor as suas queixas e os seus hábitos.

Após identificar a causa da perda auditiva e o seu grau, o fonoaudiólogo irá indicar o aparelho auditivo adequado para o paciente.

O idoso, então, será instruído de como usar o aparelho, de como realizar os ajustes necessários, como manuseá-lo e os cuidados que precisará ter com o mesmo.

Com o uso do aparelho auditivo, a qualidade de vida do idoso melhora significativamente. A comunicação com os parentes e amigos é restaurada, a autoestima também melhora, e o idoso deixa de se isolar, por não ouvir bem o que os outros dizem. É comum, em alguns casos, os idosos ficarem até depressivos por causa da perda auditiva. Com o aparelho, esse problema também acaba.

E o médico também tem a função de orientar o paciente sobre o correto uso do aparelho, de forma que ele consiga ter o melhor aproveitamento possível. Além do mais, até que o idoso se adapte ao uso do aparelho, é preciso que ele vá regularmente ao fonoaudiólogo para realizar os ajustes e as revisões necessárias. Em geral, costuma demorar de 3 a 5 meses para que o idoso compreenda melhor as palavras e esteja totalmente adaptado.

Porém, assim que ele começa a usar o aparelho, a sua vida já retoma o ritmo normal, pois o idoso já consegue assistir TV normalmente, conversar e ouvir bem o que os outros dizem, ouvir música, e muito mais.

Consequências da Perda Auditiva

A perda auditiva é capaz de causar muitos problemas para o idoso. Além da vida social em si, afeta também a memória e a linguagem. A medida em que o idoso vai perdendo a sua audição, a sua fala também pode sofrer problemas. E a comunicação fica cada vez mais difícil.

É por isso que esse tipo de problema não pode ser visto como algo comum à terceira idade. E deve ser tratado da forma certa, logo que o idoso começar a apresentar sinais do problema. Dessa forma, evita-se não só esses problemas, como também a queda na qualidade de vida da pessoa, que não chega a perder a sua autonomia se o problema for detectado no início.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *