Ginecologia na Terceira Idade 

Muitas mulheres da terceira idade ficam com muitas dúvidas sobre quais especialidades médicas elas precisam e quais não precisam procurar nessa fase da vida. Se precisam ou não realizar exames genitais e exames de mamografia, por exemplo, são algumas das principais dúvidas.

Para quem costuma fazer esse tipo de pergunta, é importante deixar bem claro que saúde é coisa séria. É preciso cuidar em todas as fases da vida, em especial na terceira idade, já que nessa faixa etária as pessoas têm mais chances de adoecerem, pois o organismo está bem mais suscetível a infecções e outros problemas de saúde.

Quais Exames Fazer Na Terceira Idade? É importante que a mulher continue realizando a ultrassonografia pélvica, que serve para identificar câncer de útero e ovário, quando ainda estão em fase inicial. Também é preciso continuar realizando o exame papanicolau, embora a maioria das mulheres pensem que não precisam mais. Outro exame fundamental é a mamografia. É necessário realizar esse exame anualmente. Ao contrário do que as mulheres costumam pensar, as chances de uma pessoa desenvolver um câncer de mama aumenta conforme de acordo com o aumento da idade.

Com Qual Frequência Procurar Um Ginecologista na Terceira Idade?

A frequência de consultas com o ginecologista vai depender da necessidade de cada paciente. Mas uma vez por ano já é o suficiente quando a paciente não apresenta nenhum problema que necessite de controle mais rigoroso.Se algo exigir que as consultas sejam mais frequentes, o próprio médico irá indicar a periodicidade recomendada. Ainda que a mulher não tenha uma vida sexual ativa, ela deve continuar com o acompanhamento ginecológico.

Quando a mulher entra na menopausa, ela passa por um processo chamado de atrofia genital. Nesse período, ela produz menos hormônios ou os para de produzir de vez. Esse processo é normal e provoca ressecamento na mucosa vaginal da mulher. Com esse ressecamento, a mulher pode sentir ardor na vagina, ter incontinência urinária, secreção, dor durante a relação sexual, coceira vaginal, e estará mais suscetível a ter infecção urinária.

utero

Um órgão incrível como o útero precisa de atenção

A figura do ginecologista é muito importante na vida da mulher, ainda que ela já não esteja mais na idade fértil. O acompanhamento com ginecologista deve começar ainda na infância. Segundo os especialistas, o ideal é iniciar as consultas a partir dos 10 anos de idade, ou logo que vier a primeira menstruação. E assim continuar o acompanhamento por toda a vida.

Importância da Consulta Com o Ginecologista na Vida da Mulher

Realizar o acompanhamento ginecológico é fundamental na vida de toda mulher, pois a prevenção é sempre o melhor remédio. A partir do acompanhamento, é possível prevenir o surgimento de uma série de doenças e tratar aquelas que surgiram desde o início. É importante lembrar que toda doença, quando é descoberta no início, tem muito mais chances de êxito no tratamento.

Várias doenças não dão sinais visíveis, como coceira, corrimento e etc. Porém, em uma consulta e após realizar alguns exames, é possível identificar algum tipo de alteração no organismo. E fica mais fácil decidir sobre o tratamento ideal.

Após consultar com o ginecologista, a mulher tem a possibilidade de realizar uma série de exames e fazer um verdadeiro check up da sua saúde. E isso vale para todas as idades. A mulher não deve procurar o médico somente quando percebe que tem algo de errado com ela, quando ela nota algum sintoma e não sabe o que se trata. É importante estar sempre atenta à saúde e buscar cuidados ainda que não tenha notado nada de errado. Afinal de contas, é muito melhor se prevenir de doenças do que tratar a doença.

Hoje em dia, existem muitas formas de cuidar da saúde. O que acontece é que as pessoas não se informam e deixam de procurar orientação médica só depois de adoecerem.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *