Musicoterapia e Arteterapia Para Idosos 

A Musicoterapia é tida como uma ferramenta muito importante quando se trata do tratamento de transtornos mentais em pacientes idosos e também no que se tange ao lazer. Durante as seções individuais ou em grupo, os profissionais conseguem estimular nos pacientes a sua capacidade física, sócio cognitiva e mental, além da criatividade também.

A música a arte são modos de proporcionar prazer ao idoso, que não possui nenhum tipo de problema mental, e também de tratar estas complicações. A musicoterapia acalma, trata a insônia, ansiedade e até mesmo estimula a mente do indivíduo. Já a arte incentiva o indivíduo a se tornar mais ativo. Confira abaixo mais benefícios.

Quais são os benefícios?

A musicoterapia consiste no uso da música para o tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos. Já a arteterapia é a utilização da arte, seja por meio de pintura, artesanato, dentre outros modos, para tratar doenças.
Por meio da Arteterapia, o idoso tem as suas potencialidades e os seus problemas explorados. De maneira que ele passa a desenvolver suas habilidades emocionais e físicas por meio de atividades artísticas terapêuticas.

Por meio da arte, o idoso cria vínculos, tem o seu crescimento pessoal e a sua autoestima estimulados e ainda consegue reconciliar alguns conflitos internos que possa ter. Ou seja, são atividades artísticas capazes de promover uma melhora considerável na vida dos idosos.

Sessão de musicoterapia com idosos

Sessão de musicoterapia com idosos

Confira abaixo os principais benefícios que a arteterapia e musicoterapia oferece aos idosos:

Resgatar a memória: A perca de memória é, muitas vezes, inerente à idade do paciente. Em outros casos, porém, pode estar associada a alguma doença neurológica ou mental. Ao participar da musicoterapia, o paciente consegue se lembrar de várias coisas da sua vida, ao conectar alguns pontos que ficaram perdidos em sua memória.

A música pode fazer com que o idoso se lembre de algo que já viveu, uma vez que a música tem o poder de marcar momentos importantes em nossa vida.

Expressão corporal: Este é outro papel importante da musicoterapia. Em muitos casos, a expressão corporal do idoso sofre danos devido ao seu quadro clínico, e às condições que a própria idade acarreta. Com esse trabalho, os profissionais conseguem estimular várias coisas, como o ritmo da marcha, a respiração, a agilidade de movimentos, a força e a mastigação.

Interação social: A musicoterapia é também uma forma de melhorar a convivência do idoso com a comunidade e evitar o isolamento. Por meio da musicoterapia, além de ter uma melhora significativa da cognição, da fala e dos movimentos, o idoso também se tornar mais sociável e passa a ter muito mais qualidade de vida.

Na arteterapia, as sessões são realizadas em grupos, onde o idoso passa a conviver mais com outras pessoas e a interagir com os colegas.

Melhoria da criatividade: Os idosos participam de inúmeras dinâmicas, em que é estimulado a criar as suas próprias obras. Dessa forma, eles conseguem desenvolver a sua criatividade e expor um pouco da sua personalidade também.

Autoconhecimento: A arte ajuda a pessoa a conhecer melhor a si mesma, pois reflete o que temos dentro de nós. Descobrimos nossas preferências e temos uma maior percepção de nós mesmos, o que é muito importante na terceira idade.

Melhora e reabilitação de movimentos: Por meio das atividades de arteterapia, o idoso consegue melhorar seus movimentos e sua coordenação motora, e até ter os seus movimentos reabilitados.

O teatro, dança contemporânea, dentre outras formas artísticas, podem ser uma forma do idoso recuperar de lesões.

Mais autoconfiança: O idoso passa a confiar mais em si mesmo, ao ver que consegue aprender novas habilidades, e assim irá propor a si mesmo novos desafios. Esta autoconfiança pode ajuda-lo em sua rotina, ao realizar tarefas que não tinha tanta confiança antes de fazer, a até mesmo em novos tratamentos.

Novas habilidades: O idoso aprende novas atividades com os exercícios propostos e com a troca de experiência com os seus outros participantes.

Exercita a mente: O idoso não só aprenderá novas habilidades como também terá muitas lembranças de volta à sua mente. Ele irá exercitar sua mente, fazendo cálculos referente à confecção de artes, lembrando de coreografias ou métodos de artesanato.

Qual a Importância da Musicoterapia e da Arteterapia Para o Idoso?

A musicoterapia e a arteterapia desempenham um papel muito importante para a saúde dos idosos. Além de estimular a mente, também exercita o corpo e mostra novos horizontes para eles, que passam a ter muito mais qualidade de vida e desejo de continuar aprendendo e se auto motivando todos os dias.

Eles passam a se sentir mais livres e mais confiantes em si mesmos. E voltam a fazer coisas que antes lhe davam muito prazer, mas que eles já tinham se esquecido, como o simples ato de ir à padaria de manhã, por exemplo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *