Como Preparar Um Bingo da Terceira Idade?

O bingo é uma brincadeira muito apreciada pelas pessoas. Especialmente por aquelas da terceira idade. Além de muita diversão, ele também proporciona vários outros benefícios para a saúde das pessoas. No post de hoje, daremos algumas dicas de como preparar um bingo para idosos. Continue lendo.

Preparando Bingo para Terceira Idade

Local: a primeira coisa a se pensar é o local apropriado para realizar o bingo. Verifique se o local comporta bem a quantidade de pessoas, se não oferece nenhum risco para o idoso e se o acesso é fácil. Além do mais, é fundamental que o local também tenha rampas de acesso, piso antiderrapante e corrimão.

Horário: a escolha do horário também deve ser considerada, pois os idosos costumam dormir cedo e não têm tanta disposição para ficarem até tarde na rua.

Alimentação: como os idosos não costumam beber muito bebidas alcoólicas, o ideal é que no local do bingo tenha alimentos adequados para eles. Os alimentos mais saudáveis são os ideais.

Esses são os tópicos básicos. Além deles, também é possível pensar em mais brincadeiras e atividades que os idosos gostam.

Benefícios do Bingo Para a Terceira Idade

Excelente forma de diversão, o bingo também tem outros benefícios. Saiba alguns:

Bom para os reflexos: quando o idoso ouve o número, ele logo reage para verificar e marcar em sua cartela. Isso é muito importante para testar o reflexo.

Trabalha a agilidade mental: ao conferir mais de uma cartela ao mesmo tempo, o idoso precisa de mais agilidade, antes que o próximo número saia. Além do mais, ao trabalhar a mente, o idoso está se prevenindo contra doenças como o Alzheimer, por exemplo. Quando não exercita a sua mente, o idoso contribui para o declínio das suas funções intelectuais, abrindo a porta para muitos problemas.

Convívio social: o idoso se diverte e conhece outras pessoas na mesma faixa etária. Isso é muito importante para evitar prostração, isolamento e até depressão.

Concentração: estudos já comprovaram que o bingo ajuda a melhorar a concentração e até mesmo a memória de curto prazo.

Estímulo: como o jogo segue rápido, sem muito tempo para se desconcentrar, o idoso deve manter-se atento. Isso ajuda a liberar endorfina, capaz de provocar um estímulo no jogador. Com isso, ele se sente eufórico em um momento e, depois do jogo, ele se sente mais relaxado.

Mais qualidade de vida: grande parte dos idosos se sente solitário, permanece isolado e sem nenhuma motivação para sair, se divertir e fazer novas amizades. Por isso é tão importante encontrar atividades que os divirta, estimule e ajude a não se isolarem. Dessa forma, eles terão um envelhecimento mais ativo e muito mais qualidade de vida.

O jogo ajuda o idoso a manter a sua mente em funcionamento, assim como o trabalho neuronal. Com a chegada da terceira idade, algumas áreas do cérebro tendem a se atrofiar. Realizar atividades que ajudem a exercitá-la é fundamental para evitar esse tipo de problema.

Em casa, nem sempre o idoso tem a companhia de alguém. Quando ele passa a frequentar grupos para jogar bingo, fazer alguma atividade física, ou algo do tipo, ele se torna uma outra pessoa. A sua disposição física melhora, o seu humor, a sua saúde em geral.

É muito importante estimular o convívio social do idoso e não deixar que ele se isole do mundo. Manter uma vida ativa e uma boa alimentação é essencial para um envelhecimento de qualidade.

É raro encontrarmos um idoso que não gosta de bingo. Organize em casa, chame os amigos, selecione também outras atividades, aprenda coisas novas, e não deixe que a idade seja um obstáculo para a diversão.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *