O Que é Um Residencial Geriátrico? 

Residencial geriátrico é um local onde o idoso com problemas de saúde ou que sejam dependentes recebem os cuidados de que necessitam. Segue abaixo a definição conforme a CNAE, ou Comissão Nacional de Atividades Econômicas:

“Compreende o fornecimento de serviços em clínicas e residências geriátricas ou domicílios coletivos para idosos que não têm condições de saúde e/ou não desejam viver de forma independente. A infraestrutura oferecida por estes locais, inclui além do fornecimento de alojamento e alimentação, cuidados médicos e psicológicos, serviços de enfermagem e de acompanhantes.”

Em muitos casos, as famílias não têm outra opção que não seja internar o idoso no residencial geriátrico. Cada família possui as suas razões e as suas necessidades.

Quando surge a necessidade de tomar uma decisão como essa, é muito importante analisar bem e se certificar de que, naquele momento, aquela é a melhor alternativa para todos, principalmente para o próprio idoso.

O Que Observar Em Um Residencial Geriátrico?

Antes de internar o idoso, é muito importante observar alguns pontos. Verifique se o local é limpo, bem higienizado, qual a frequência de limpeza, se os pacientes estão limpos e bem cuidados, se as instalações são adaptadas para a necessidade dos idosos e como é o atendimento da equipe tanto com os idosos quanto com os visitantes.

Ademais, se o local possui fácil acesso e saída de emergência, se o idoso tem atendimento emergencial, caso ele precise e se a família pode visitar sempre que quiser e puder, ou se as visitas são em dias e horários programados.

Casa de repouso

Em uma casa de repouso é importante que tenha bastante área verde para o bem estar dos idosos

Saiba como é tratado se o idoso necessitar de algum tratamento médico, quem é o responsável técnico, de quais profissionais a equipe é formada, quantos pacientes cada profissional cuida, se o local possui todos os itens de segurança obrigatórios e qual é a disponibilidade do médico responsável pelo atendimento dos idosos e qual a sua especialidade.

Entenda como é a climatização do ambiente, a alimentação dos idoso, se o local fica muito longe da casa dos parentes, se o estabelecimento disponibiliza os documentos internos para a família se certificar que o funcionamento é regular.

Quando o idoso pode se tratar no local e quando é preciso ir para um hospital e como os residenciais possuem o mesmo perfil de infecções de um hospital geral, é preciso saber como o residencial faz o controle,

Quais São os Documentos Que o Residencial Geriátrico Deve Disponibilizar?

O residencial não pode negar à família o direito de ver a documentação da instituição. Ela deve ser disponibilizada sempre que o cliente solicitar. Segue abaixo a relação com os principais documentos que o residencial geriátrico deve possuir e que devem estar atualizados:

Licença sanitária: esse documento precisa estar afixado em algum local público, e que as pessoas tenham acesso facilmente;

Certificado de Limpeza das Caixas D’água e Unidades Internas de Ar-condicionado (uma vez que este é responsável por doença infectocontagiosa): esse certificado precisa ter sido emitido nos últimos 6 meses;

Certificado de Recolhimento de Lixo e Concomitante: deve ter sido emitido nos últimos 6 meses,

Certificado de Responsabilidade Técnica: esse documento deve ter sido emitido pelo conselho de classe daquele que é, de fato, o responsável pelos serviços que a instituição presta.

Antes de decidir sobre o local, quando for possível, é importante saber a opinião do idoso. Por isso, é interessante que ele também visite os residenciais para formar a sua própria opinião sobre cada um daqueles que for visitado.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *