Osteoporose Em Idosos – Como Cuidar Bem Dos Ossos 

A osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea, que acontece no decorrer do envelhecimento. É uma doença que acarreta a redução da absorção de cálcio e de minerais. As pessoas mais afetadas são as mulheres que estão na pós-menopausa.

Devido a falta do hormônio feminino chamado estrogênio, os ossos das mulheres ficam mais frágeis, com aspecto de esponja. Os locais mais afetados pela osteoporose são o colo do fêmur, a coluna e o pulso. Saiba como cuidar mais dos seus ossos e a prevenção da osteoporose.

Osteoporose

Existem fatores de risco para a osteoporose, como pouca ou nenhuma atividade física, abuso de fumo e de álcool, algumas doenças como o diabetes, artrite reumatoide, linfoma e leucemia, por exemplo, uso de medicamentos como hormônio tireoideano, metotrexat, heparina, ciclosporina, anticonvulsivantes, antiepilépicos eglocorticoides, warfarina, e etc.

Além disso, pele clara, pouca exposição ao sol, pouca ingestão de vitamina D e de cálcio e histórico familiar da doença.

Sintomas da Osteoporose

O principais sintomas dessa doença são postura com aspecto encurvado, dor na região lombar ou no pescoço por causa de fratura nos ossos da coluna vertebral, dor ou ossos sensíveis, fraturas nas vértebras, causando problemas respiratórios ou gastrointestinais e redução da estatura no decorrer do tempo.

Os sintomas da doença são pouco perceptíveis. Em geral, ela só é investigada após o paciente sofrer uma queda. É comum a perda da densidade óssea com o passar do tempo.

Nesse caso, o exame mais indicado para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea, que irá avaliar a densidade dos ossos e dos músculos do paciente. Por meio desse exame, o médico conseguirá avaliar se os ossos estão muito finos ou se a perda está no início.

Uma radiografia também pode ser feita para investigar essa doença. Assim como exames de dosagem de testosterona e estrogênio, e dosagem de creatinina.

O ideal é que todas as mulheres a partir de 65 anos e os homens a partir de 70 façam o exame de densitometria óssea uma vez por ano.

Como Tratar a Osteoporose Em Idosos?

A osteoporose é uma doença que não tem cura. Porém, ela tem tratamento. Embora ele não vá reverter por completo a perda óssea, eles podem ajudar a evitar que a doença continue a se desenvolver.

Existem muitos medicamentos que servem para tratar a doença. Conforme o diagnóstico médico, a osteoporose pode ter uma indicação ou outra de alguns dos medicamentos usados nesses casos. São exemplos de remédios usados: ácido zoledrônico, raloxifeno, reposição de cálcio e de vitamina D, estrogênio, teriparatide, denosumabe, e etc.

Além do uso de medicamento, existem alguns cuidados que os idosos podem tomar para terem mais qualidade de vida, ainda que tenham a osteoporose. Como, por exemplo, evitar o uso de bebida alcoólica e do cigarro, manter o peso ideal, praticar atividade física e ter uma alimentação balanceada e incluir alimentos ricos em cálcio e vitamina D na alimentação, como vegetais verde escuros, tofu, leite e seus derivados, peixe como sardinha e salmão, e etc.

Além disso, realizar, ao menos uma vez por ano, o exame de densitometria óssea, realizar as devidas adaptações em casa, para evitar que o idoso sofra uma queda e uma consequente fratura. Alguns desses cuidados são: instalar corrimão nas escadas e rampas, usar tapetes antiderrapantes no banheiro, instalar suporte de apoio no banheiro, instalar luz próxima à cama do idoso, não deixar objetos espalhados pela casa, evitar animais de estimação dentro de casa, pois o idoso pode tropeçar neles e cair, e muito mais…

A prevenção da osteoporose deve ser feita ao longo da vida, quando adotamos hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e realizamos o exame regularmente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *