Quais as vantagens do Home Care e como contratar?
O Home Care, ou atendimento em casa, é uma prestação de serviço em que o paciente que se encontra estável clinicamente, recebe no conforto da sua casa. Trata-se de uma alternativa eficaz e segura, pois a pessoa necessitada recebe todo o atendimento e acompanhamento médico em domicílio.
Essa alternativa é indicada para os pacientes que não precisam mais permanecer internados no hospital. Serve tanto para situações de reabilitação quanto para o tratamento de certas patologias.
Quais São os Benefícios do Home Care?
O tratamento do paciente é feito por uma equipe qualificada, formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta (tanto motor quanto respiratório), nutricionista, e muito mais, de modo que o atendimento seja completo e que os benefícios sejam diversos.
O paciente se recupera bem mais rápido e há diminuição das recaídas. Além disso, o idoso tem mais liberdade, recebe tratamento exclusivo e há a diminuição do custo da internação. Também, há uma perceptível melhora no número de sequelas, pois o atendimento é mais humanizado.
O paciente se sente mais tranquilo, uma vez que o tratamento também esta sendo realizado em um ambiente familiar. Tal aspecto é relevante pois o ambiente hospital comumente apresenta risco de infecções.
Qual a diferença entre Home Care e os serviços do Cuidador de Idosos? No home care, o atendimento é feito por uma equipe diversa, como dito, formada por profissionais de diversas áreas da saúde. Os profissionais que realizam as tarefas são qualificados para tais, e cada um atua em sua área de especialidade. O cuidador de idosos não consegue suprir todas as necessidades que um paciente hospitalar necessita. Este profissional não possui cursos na área da saúde.
No caso do cuidador, ele presta os serviços básicos e rotineiros que o paciente precisa. Como, por exemplo, higiene pessoal, lazer, alimentação, comunicação, locomoção, atividades físicas (como caminhar, mover as articulações e etc.), banho de sol, atividades para estimular a memória, e muitos outros.
Como contratar o serviço de Home Care?
Antes mesmo de solicitar o tratamento home care, o paciente e também os seus familiares devem solicitar que o médico informe todas as necessidades do paciente de maneira mais detalhada possível. Ele deve indicar quais profissionais o paciente precisará, os equipamentos, os medicamentos, o tempo que deve ser de cada atendimento, a frequência que a equipe deve visitá-lo, dentre outras informações.
Esse pedido, então, será enviado para a prestadora do convênio. O ideal é que seja antes da alta hospitalar do paciente. Caso o pedido seja negado, ou se for parcialmente aceito, de forma que não seja o suficiente para o paciente, este poderá ajuizar uma ação, com um pedido de antecipação de tutela.
Apesar de não ser obrigatório o oferecimento de tal serviço, os convênios de saúde tem que acata-los, caso seja necessidade médica. Mesmo sem constar no rol da ANS (que define coberturas obrigatórias a planos de saúde), a justiça entende que o serviço não deve ser negado ao paciente.
Após analisar a liminar, se for deferido o pedido, uma intimação será emitida para que a operadora do plano de saúde instale o home care imediatamente. Enquanto isso, o processo judicial seguirá, e pode demorar até dois anos para sair a decisão. A liminar, nesse caso, servirá para garantir que o atendimento será feito durante todo o trâmite.
Há também no mercado algumas empresas que oferecem o serviço home care tanto para os pacientes que não possuem plano de saúde, quanto para aqueles que têm, mas o plano não cobre. Os valores podem variar. Por isso, antes de contratar, pesquise bastante os valores praticados, assim como os serviços oferecidos também.