Fisioterapia Para Artrite e Reumatismo 

A fisioterapia desenvolve um importante papel no tratamento e prevenção de inúmeras doenças. No caso do reumatismo, da artrite e de doenças semelhantes, ela ajuda a aliviar as dores e a minimizar o desconforto que os sintomas causam.

É importante que a fisioterapia seja feita, no mínimo, 5 vezes na semana, com cada sessão durante em torno de 45 minutos.

Quais os Benefícios da Fisioterapia Para a Artrite e Reumatismo?

Dentre os benefícios que a fisioterapia oferece para os pacientes com artrite e reumatismo, podemos destacar que reduz a dor e o desconforto que as doenças causam, ajuda a aumentar a força muscular, ajuda na independência do paciente, que consegue realizar as suas atividades diárias novamente e a controlar as deformidades articulares. Além disso, contribui para a melhora da amplitude dos movimentos.

Fisioterapia Para Artrite

Para que a fisioterapia consiga atingir os objetivos propostos, ela pode usar, basicamente, 3 métodos distintos. São eles:

Calor úmido: que contribui para a o processo de desinflamação da articulação. Exemplo: banhos de parafina e turbilhão. Esse tipo de tratamento ajuda a aumentar o metabolismo no local, reduzindo a dor, melhorando a circulação sanguínea, combater a inflamação e melhorando os movimentos. O calor úmido serve para tratar problemas de artrite em regiões como os punhos, as mãos, os tornozelos e os pés.

Eletroterapia: que atua combatendo a dor,

Exercícios: que servem para aumentar a amplitude articular e para fortalecer a musculatura.

Como Prevenir o Reumatismo e a Artrite?

A prevenção do reumatismo está diretamente ligada com a qualidade de vida do indivíduo. O surgimento da doença nem sempre pode ser evitado. Porém, existem algumas maneiras de se evitar que a doença se agrave. Abaixo, listamos algumas das principais medidas que podemos tomar para evitar o agravamento e garantir mais qualidade de vida.

Controlar o peso: o excesso de peso contribui para o surgimento de uma série de doenças, como o colesterol alto, a hipertensão arterial, e etc. E ainda pode contribuir para o agravamento de problemas reumáticos. O peso pode causar uma sobrecarga no corpo, agravando o processo de desgaste das articulações.

Sobrecarga nas articulações: é quando o indivíduo, principalmente na terceira idade, fica realizando movimentos que desgastam as articulações, como ficar abaixando para pegar algo no chão, por exemplo. É sempre bom manter os utensílios domésticos e os objetos que os idosos mais usam sempre em uma altura mais confortável, de maneira que eles não precisem nem se abaixar para pegar, e nem subir em nenhum objeto.

Evitar o cigarro: já é de conhecimento de todos que o tabagismo é o causador de uma série de enfermidades, e até de morte. Além de causar doenças como o câncer, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica, e muitas outras, o cigarro ainda é apontado como sendo um dos fatores de risco do desenvolvimento de doenças reumáticas. Evitar o cigarro contribui para mais saúde e qualidade de vida em todos os aspectos.

Atividades físicas: ficar na mesma posição por um período prolongado também causa o agravamento de doenças reumáticas. Ficar parado gera o acúmulo de líquido no interior da articulação que está com o problema, fazendo com que o paciente sinta mais dor. Para evitar, o ideal é o que paciente faça atividades físicas regularmente, movimente o corpo, faça alongamentos, evite ficar na mesma posição por muito tempo, ainda que seja sentado, e etc.

Manter uma vida ativa faz toda a diferença. Mesmo que a pessoa seja acometida por reumatismo ou artrite, ou outra doença do tipo, tomando os cuidados necessários, ele consegue ter mais qualidade de vida e amenizar bastante os sintomas tão incômodos que elas causam.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *