Como Prevenir Quedas Em Idosos?
Uma casa deve oferecer o máximo de segurança possível para quem vive nela. E os cuidados devem redobrados quando moram idosos no local. É preciso eliminar tudo aquilo que pode causar a queda das pessoas, especialmente de idosos, cuja recuperação é mais delicada.
Algumas quedas, inclusive, podem causar sérios problemas para a vida do idoso, que podem precisar ficar internados, e apresentarem problemas tanto físicos, quanto emocionais.
Prevenindo as Quedas
Abaixo,falaremos sobre alguns dos principais motivos de quedas de idosos dentro de casa, conforme estudos já realizados. São eles deixar móveis no meio do caminho, tapetes na casa, sentir tontura ao se levantar, usar calçados mal colocados nos pés, pouca força muscular, perda de equilíbrio e andar em pisos encerados, molhados ou úmidos.
Além disso, problemas de visão, subir em cadeiras, ficar de pé em cima da cama, subir e descer escadas com degraus irregulares, degraus dentro de casa, ambientes pouco iluminados e andar usando apenas meias.
A melhor coisa é sempre a prevenção. Antes que o idoso caia e se machuque, é necessário tomar algumas medidas. E são coisas simples, mas que podem fazer uma grande diferença, evitando a queda e os problemas que ela pode provocar.
As roupas e objetos mais usados pelo idoso devem ficar em locais de fácil acesso, para que ele não precise subir em nada para pegar. O ideal é que os objetos fiquem na altura entre a cintura e o ombro.
Evitar o uso de tapete pela casa. Eles são responsáveis por muitos acidentes, pois é comum o idoso tropeçar ou escorregar nos mesmos. O idoso deve sempre ter uma lanterna na gaveta da mesa de cabeceira do idoso para casos de emergência.
O banheiro é o local mais importante no quesito segurança. É lá que a maioria das quedas acontece. É necessário instalar corrimão nas paredes e usar tapetes antiderrapantes. Também é preciso evitar deixar animais de estimação em casas com idoso, já que é muito comum as pessoas tropeçarem nos animais no meio da casa;
Até a maçaneta da porta deve ser adequada para que o idoso tenha uma área de maior pegada. O ideal é que seja um modelo tipo alavanca. Instale um apagador ou interruptor ao lado da cama do idoso, para que ele não precise se levantar no escuro;
Todos os degraus da casa devem ter corrimão. Assim como as rampas também. É preciso ter fácil acesso às entradas e saídas da casa, assim como dentro dos cômodos também. É necessário sempre deixar uma luz acessa para o idoso se locomover;
É importante que as portas tenham espaço suficiente para passar com cadeira de rodas e macas, se for necessário. Cerca de 80 cm livres são suficientes. Também é importante manter os números de telefone da Polícia Militar, de ambulância, SAMU, Corpo de Bombeiros e etc. em local de fácil acesso para o idoso.
Como Agir Em Caso de Queda?
Se acontecer de o idoso sofrer uma queda, é preciso ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), para o SAMU (192), ou para a Polícia Militar (190). Explique o que aconteceu e quais são as condições físicas e médicas do idoso. Enquanto aguarda a chegada do socorro, procure manter o idos o mais calmo possível. Em caso de ferimento com sangramento, será preciso cobrir e comprimir o ferimento usando um pano limpo.
Como vimos, a maioria dos cuidados são coisas simples, que não demandam muitos esforços. E eles são capazes de evitar um enorme problema tanto para a família, quanto para o idoso, que é a pessoa que mais sofre nesses casos.