Seguro ou Plano Funerário Para Idosos: Como Fazer

Pensar em um plano funerário é um assunto sobre o qual pouca gente fala com tranquilidade. Pois ninguém gosta de pensar na perda de um ente querido. Porém, quando o pior acontece, além de viver aquele momento tão triste, os familiares ainda precisam pensar nos trâmites legais que precisam seguir. E esses procedimentos só aumentam a dor dos familiares. Além de terem que tomar decisões rapidamente, eles ainda se deparam com os altos custos envolvidos e no pouco tempo de que dispõe para resolver tudo.

Quando nós pensamos por essa ótica, embora ainda assim seja um assunto desagradável, percebemos que os planos funerários podem ser muito úteis.

Planos Funerários

Toda a burocracia envolvida no processo para o funeral de uma pessoa conta com cerca de 4 passos bem demorados. Dentre eles, podemos citar: a liberação da declaração de óbito, depois é preciso procurar uma agência funerária da prefeitura, decidir sobre o local do sepultamento e seguir com a liberação do corpo. Quando a família conta com uma assistência funerária, tudo fica bem mais fácil, pelos menos com relação à burocracia.

O beneficiário do INSS conta com vários direitos, como o auxílio funeral, por exemplo, que pode ser usado pelos beneficiários do contribuinte que faleceu. Esse é um direito garantido por lei. E a quantia não deve ultrapassar o salário mínimo vigente. Além do mais, para ter direito a esse auxílio, a pessoa deverá ter contribuído com o INSS por 1 ano, no mínimo.

Como Fazer Um Plano Funerário Para Idosos

Após tomar a decisão de contratar um plano funerário para o idoso, é preciso comparecer à empresa especializada, de posse de toda a documentação necessária e contratar o plano. Para saber quais documentos levar, é só ligar na empresa antes. Em muitos casos, é comum as empresas enviarem pessoas até a casa do cliente para que todo o processo seja feito na própria casa do mesmo. Não havendo nenhuma necessidade de ir até a empresa para formalizar o contrato.

O plano funerário, ou seguro funeral, tem como objetivo cuidar de toda a parte burocrática relacionada ao sepultamento de uma pessoa. Assim, os familiares não terão que se preocupar com os custos, com o desgaste emocional, com o tempo gasto com todo o procedimento, e etc. Geralmente, os bancos ou empresas seguradoras que prestam esse tipo de assistência disponibilizam várias opções de planos que cabem em todos os bolsos, atendimento 24 horas e também cobertura tanto para o titular quanto para os seus familiares.

Assim que o atestado de óbito é liberado, a empresa contratada do plano dará sequência a todos os procedimentos necessários para dar andamento ao processo de sepultamento. Alguns desses procedimentos são: documentos, pagamento das taxas cartorárias, locação do jazigo público ou compra da urna mortuária, preparo e traslado do corpo, custos relativos à cremação ou ao sepultamento, carro da funerária, aquisição da coroa de flores, uma limpeza no local onde será o velório, dentre outros.

Quais as Vantagens de Contratar Um Seguro Funerário?

Quando a pessoa está passando por uma perda, ela raramente terá condições físicas e psicológicas para cuidar de toda a parte burocrática que envolve o sepultamento. E, se tiver, certamente verá que não é nada simples. Ao contratar um plano funerário, ela terá mais tranquilidade nesse momento de dor. Pois as empresas contam com especialistas no assunto que cuidarão de todos os procedimentos necessário. E os familiares terão toda a comodidade possível.

As principais vantagens de se contratar um plano funerário são documentação para o funeral, o funeral acontece conforme o desejo da família, evita-se a burocracia e os altos custos, há o apoio de profissionais da área, opção entre o sepultamento e a cremação, diferentes opções de planos e várias opções de pagamento, ausência de burocracia e de gastos mesmo depois do sepultamento e tranquilidade e comodidade para a família em um momento de dor.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *