Alimentos Que Baixam a Pressão dos Idosos 

A hipertensão arterial, ou pressão alta, como é mais conhecida, é um problema muito comum, principalmente em idosos. O ideal é começar a prevenir a pressão alta ainda na infância, pois os cuidados que temos com a nossa saúde ao longo de nossa vida se refletem na terceira idade.

Existem alimentos que são capazes de diminuir a pressão arterial, junto a hábitos saudáveis. Usualmente, na terceira idade, o tratamento da hipertensão é feito por meio de remédios, o que não é recomendado. Porém, é muito melhor optar por práticas mais orgânicas e não industrializadas. Alimentos ricos em potássio, como a banana, e chás, como os de hibisco, beterraba, camomila, são ótimos para diminuir a pressão.

Tratamento da Hipertensão em Idosos

Por ser uma doença assintomática, o seu diagnóstico é, quase sempre, tardio. Os médicos costumam se referir à pressão alta como “inimiga silenciosa”. A maioria das pessoas com esse problema nem sabem que têm. E, quando recebem o diagnóstico, é por terem sofrido um ataque cardíaco ou um derrame cerebral.

Quanto ao tratamento em idosos, geralmente se faz à base de remédios. Mas há ainda a questão da interação destes com vários outros medicamentos que eles já costumam usar, para outros problemas de saúde que já apresentam. Nesse caso, os efeitos colaterais podem ser ainda mais fortes.

Uma solução saudável, fácil e até prazerosa para controlar a pressão arterial é cuidar da alimentação. Existem muitos alimentos bons e que podem ser grandes aliados dos indivíduos, especialmente de idosos. Dessa forma, o uso de medicamentos talvez possa até ser reduzido. Especialmente se a alimentação vier acompanhada da prática regular de atividade física.

Listamos abaixo vários alimentos que abaixam a pressão e que, por isso, devem ser inseridos na dieta de pessoas da terceira idade.

Alimentos

Alguns alimentos como a soja, banana, semente de abobora e azeite são benéficos para pressão.

Semente de abóbora: essa é uma novidade para muitas pessoas. Principalmente para aquelas que costumam descartar esse importante elemento. A semente de abóbora é rica em potássio, um mineral que ajuda a melhorar a elasticidades dos vasos. Também é fonte de magnésio, de fibras, vitaminas A e E e de gorduras boas.

Ervas: as ervas podem ser excelentes aliados no combate à pressão alta. Para isso, ao temperar os alimentos, basta substituir o sal por essas ervas e pronto.

Soja: o consumo da isoflavona, substância presente nesse grão, é um bom vasodilatador, ajudando a aliviar o tráfego sanguíneo. Além do mais, também impede que alguns fatores de agressão para as nossas artérias, como é o caso da glicose e do colesterol, favoreçam a formação de placas na sua camada interna, evitando o entupimento.

Alho: tem ação antioxidante, e é rico em vitamina C. Ele age na redução de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e o câncer. A combinação de outros vários elementos que o alho contém também contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando a circulação sanguínea e a diminuindo a pressão arterial.

Alimentos fontes de potássio: o potássio atua como natriurético, contribuindo para a eliminação do sódio do corpo. Ele pode ser encontrado em alimentos como o espinafre, a laranja, o feijão preto, o maracujá, a cenoura, banana, e muito mais.

Farelo de trigo: já é de conhecimento de todos o quanto os grãos integrais são importantes para a nossa saúde. São fontes riquíssimas de fibras, que atrapalham a absorção de gorduras e também do colesterol ruim. As fibras fazem uma verdadeira faxina nas artérias. O farelo de trigo, além de ser fonte de fibras, também contém magnésio, vitaminas do complexo B e zinco. Juntos, eles atuam de forma direta no relaxamento dos vasos.

Aveia: a aveia é rica em vitaminas, minerais e fibras. Ela ajuda a controlar a glicose sanguínea, se tornando uma importante aliada de hipertensos. Outro benefício desse cereal é que ele também contém magnésio que, quando aliado ao cálcio, contribui para relaxar a musculatura, reduzindo o inchaço no corpo.

Clara de ovo: de acordo com pesquisas, existe uma proteína na clara do ovo que apresenta boa propriedade vasodilatadora, relaxando as artérias 70% a mais.

Morango: a antocianina, que é um antioxidante presente na fruta, age na diminuição das moléculas do colesterol ruim, o LDL, e no aumento do colesterol bom, o HDL, que ajuda na circulação. Outro benefício dessa substância é combater o processo inflamatório relacionado à doenças cardiovasculares.

Amêndoa e noz: desempenham a função de vasodilatadores, uma vez que são ricos em magnésio. Eles ampliam os vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial. Também são fontes de vitamina E, que é um dos melhores antioxidantes naturais que existe. Ele ajuda a evitar complicações cardíacas e retardar o envelhecimento.

É importante priorizar alimentos ricos em potássio, que promovem a elasticidade dos vasos sanguíneos. A água de coco, chá hibisco, camomila, beterraba, melissa, dentre outros líquidos são muito benéficos para este fim. O tofu e o azeite são alimentos bem aproveitados também para este fim.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *