Primeiros Socorros para idosos: O que todos devem saber

Todos nós sabemos que o primeiro atendimento é vital para que alguém tenha mais chance de sobrevivência. Quando o assunto é primeiro socorros para idosos, o cuidado deve ser ainda maior, já que quando envelhecemos, ficamos mais frágeis e com reabilitação mais demorada. Hoje veremos o que devemos evitar e como podemos proceder em alguns tipos de acidente.

O que evitar em um primeiro atendimento ao idoso?

Cada caso tem suas especificidades, mas tem coisas que jamais podemos fazer, como:

  • Mover bruscamente uma vítima de queda;
  • Forçar vômito em quem ingeriu uma substância perigosa;
  • Tampar uma queimadura ou usar algum remédio caseiro;
  • Tentar fazer diagnósticos próprios quando o idoso passa mal;
  • Usar qualquer tipo de substância, medicamento ou mistura sem ter procurado auxílio médico em primeiro lugar.

Cuidando destas ações, você evitará um agravamento de condições que podem ser uma ameaça à vida de um idoso. Veja agora como agir em alguns casos específicos.

Como socorrer um idoso?

Como socorrer um idoso corretamente

Socorrer um idoso da maneira correta pode salvar sua vida.

Nas mais diversas situações em que podem ocorrer com um idoso, listamos aqui as principais ocorrências com o idoso e como se comportar em cada caso. Usar estas dicas pode ser fundamental para garantir uma recuperação mais rápida.

Obstrução das vias áreas de um idoso: se estiver desacordado faça o movimento de extensão da cabeça para trás, desaperte roupas, colarinhos, gravatas e cintos, abra a boca e verifique se há algum objeto estranho. Se estiver consciente chegue lado da vítima e incline o corpo dela levemente para frente, aplique 5 pancadas leves entre as omoplatas, interrompa a manobra quando sentir melhora. Outra manobra que pode ser realizada é a de Heimlich, onde você encaixa suas mãos entre o abdômen e diafragma, cerra o punho e faz 5 movimentos bruscos de dentro para cima.

Quedas: verifique o estado da vítima (se há sangue, fratura aparente, ou hematomas grandes). Se forem muito grandes, preste um atendimento inicial, não mexa a vítima e chame por socorro rapidamente. Se tiver sido uma queda leve, uma compressa de gelo pode ajudar o idoso que sofreu a queda para que diminua o inchaço e a dor.

Convulsões: aqui tem alguns cuidados preciosos. Deite a vítima na posição lateral, para evitar aspiração do próprio vômito ou engasgamento, livre toda a área de objetos que possam ferir a vítima, não coloque nada entre a boca e os dentes, não estimule muito a vítima para que a convulsão não se prolongue, ao terminar a convulsão, leve a vítima para o hospital mais próximo.

Perda súbita de consciência (lipotimia): soltar toda a roupa que o prende na cintura, levantar as pernas em ângulo de 45º (se preciso coloque as pernas em cima de uma cadeira para mantê-las no ar), comunique-se com a vítima até perceber que ela está recobrando a consciência, após encaminhar vítima para o socorro médico.

Electrocussão: desligue o disjuntor para interromper a descarga elétrica, não toque no idoso sem ter garantia que a corrente elétrica foi desligada, previna uma queda, preste socorro conforme for o caso (reanimação cardio-respiratória, aplicar compressa ou mesmo um pano limpo caso haja uma queimadura).

Intoxicação: aqui o importante é descobrir o que a pessoa ingeriu. Pergunte o que a pessoa ingeriu (se lembra nome, cor, cheiro), que horas, quanto, local e como. Com essas respostas será muito mais simples entrar em contato com o CIAV (Centro de Informação Anti-Venenos) e saber qual medida deve tomar.

Hemorragias: nos casos de uma hemorragia externa, você deve em primeiro lugar usar um pano ou toalha limpos que sejam grossos, pressionar bem o ferimento, colocar gelo em cima, se possível elevar a parte em hemorragia acima do coração, fazer esse processo por cerca de 10 minutos. Após esse processo, verifique se estancou o ferimento. Caso haja estancamento, faça um curativo no local, apenas cuidado para não ser muito apertado. Caso não haja estancamento, levar rapidamente para urgência de um hospital.

Esses são alguns cuidados que podem ser tomados em casos específicos. Lembre-se sempre de não tomar nenhuma atitude por conta própria e leve o idoso a um médico se houver necessidade.

Em caso de dúvidas, ligar para um serviço de socorro pode ser uma ótima recomendação: existem pessoas treinadas a instruir o que fazer nas adversidades e prestar estes primeiros socorros. Tanto o SAMU (192) quanto os bombeiros (193) setarão aptos a ajudar.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *