Quando limpar a cama do Idoso? Qual frequência trocar a Roupa de Cama?

Quando o paciente não possui forças o suficiente para se levantar ou quando passou por alguma cirurgia, em que precisa se manter em repouso absoluto. É preciso trocar as roupas de cama deste idoso acamado sempre após o banho ou quando estiverem molhadas e sujas. O paciente precisa estar sempre limpo.

A troca da roupa de cama pode até ser feita por uma pessoa sozinha. No entanto, se tiver algum risco de queda pela própria condição do idoso, o melhor é que duas pessoas executem a tarefa.

Etapas Para a Troca de Roupa de Cama de Idosos Acamados

Confira abaixo o passo a passo de como deve ser feita a troca de lençóis:

O primeiro passo é desprender os lençóis de debaixo do colchão. Em seguida, deve-se retirar o lençol, a colcha e o cobertor de cima do idoso. Porém, se o idoso estiver com frio, deixe o cobertor ou o lençol cobrindo-o.

O próximo passo é virar o idoso para um lado da cama. Para isso, o enfermeiro, cuidador ou familiar que for fazê-lo deve proteger bem as suas costas, e reduzir a força que precisa fazer para virar o idoso.

Feito isso, comece enrolando os lençóis em direção às costas do idoso. Agora, é hora de começar a colocar o lençol limpo na cama, do lado que o lençol sujo já foi retirado.

Em seguida, vire o paciente para o outro lado e termine de retirar o lençol sujo. Termine de forrar com o lençol limpo, estique bem e prenda embaixo do colchão. Feita a troca do lençol, é preciso trocar também a fronha do travesseiro.

Uma observação importante é que o idoso acamado deve ser irado a cada três horas, para evitar que ele crie escaras. Uma dica é deitar o idoso de costas, depois para um lado, em seguida de costas novamente e, por fim para ao outro lado.

Cuidados Especiais Com a Cama do Idoso

idosa acamada

Com a idade avançada, a chance de passar muito tempo na cama é grande.

Ao chegar à terceira idade, a pessoa passa a necessitar de alguns cuidados especiais para que tenham mais qualidade de vida e conforto. Um desses cuidados é com a cama do idoso. Ainda que não seja acamado, o idoso passará muitas horas deitado nela. E, se for acamado então, os cuidados devem ser redobrados.

Uma pessoa idosa precisa de uma cama mais apropriada à sua idade e às suas necessidades físicas. Inclusive, os idosos acamados ficam melhor instalados em cama hospitalar, por ela ser articulada e mais fácil de se movimentar.

Idosos que não são acamados devem ficar em camas mais baixas. A altura ideal é entre 45 e 65 cm. Assim, ao se sentar, eles conseguirão apoiar os pés no chão sem dificuldade. E, ao se levantar e sentar-se, o idoso terá como apoiar os pés com mais força, garantindo equilíbrio.

O estrado da cama deve ser reforçado, pois os idosos costumam soltar o corpo quando se sentam e se deitam. Também é importante que a cabeceira da cama seja mais alta e confortável, para que o idoso possa se encostar com mais conforto.

Como Higienizar o Colchão Corretamente

Grande parte dos idosos sofrem com incontinência urinária, por isso, eles acabam molhando a cama com muita frequência. Para reduzir o problema, é recomendável utilizar um protetor impermeável para proteger o colchão.

Se o protetor não for o suficiente para segurar o fluxo urinário do idoso, troque a roupa de cama com mais frequência e seque o colchão o máximo que puder. Use um pano ou papel toalha para conseguir secar a urina em excesso, sem apertar muito, para que o colchão não absorva ainda mais urina. Se o colchão ficar molhado de urina, pode favorecer a proliferação de bactérias e de fungos.

Sempre que possível, deixe o colchão secando no sol.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *