Como Cuidar dos Cabelos Brancos?
É muito comum ver cada vez mais as pessoas utilizando e exibindo os cabelos brancos. Muitas que chegam à terceira idade resolveram aceitar e não pintam mais os fios para disfarçar a idade. Porém, ainda que não queiram mais pintar e nem precisem retocar, os cabelos brancos precisam ser bem tratados, para que permaneçam saudáveis e bonitos. Além do mais, os cabelos naturalmente brancos já são mais ressecados do que os cabelos coloridos. Por isso, eles necessitam de muita hidratação.
No post de hoje, daremos algumas dicas valiosas para manter os fios sempre bonitos. Continue lendo.
Dicas para cabelos brancos
Hidratação: como dissemos, a hidratação é fundamental. Os cabelos brancos, devido à falta de melanina, têm tendência a serem mais ressecados que os cabelos coloridos, e ficam sem elasticidade e com aspecto áspero. É importante nutrir os fios com boas hidratações sempre. Uma recomendação é usar shampoo liberado, ou seja, livre de sulfato, petrolato, silicone, óleo mineral e parabenos, que não fazem bem para os cabelos. Muitas marcas já estão apostando nesses produtos, pois os consumidores passaram a exigir versões com menos químicas. Uma marca que já tem linhas completas de produtos liberados é a Salon Line. Vale a pena conferir.
Cabelos curtos: os cabelos curtos dão um ar mais elegante, de segurança e estilo. Para quem deseja assumir os fios brancos, nada melhor do que combiná-los com um corte à altura, que empodere mais, e que é bem mais fácil de cuidar. Usar óleo de argan também é muito bom para que os fios fiquem alinhados e com mais brilho.
Cuidando da cor: se não for bem cuidado, o cabelo em tom prata pode adquirir tons amarelados. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar produtos indicados para o tom do cabelo, e retocar com xampu específico, que contenha pigmentos violeta ou acinzentados.
Evitando o tom amarelado: existe um tonalizante chamado Rinsagem. Ele serve para envernizar os fios e evitar que ele fique com o tom amarelado, pois não possui amônia.
Faça uma umectação capilar: essa técnica tem a finalidade de repor os lipídios dos cabelos, a oleosidade que se perde no dia a dia. É muito fácil de fazer. Não tem nenhuma necessidade de ir ao salão. A técnica consiste em passar algum tipo de óleo vegetal levemente aquecido em todo o cabelo, da mesma forma que fazemos com o creme, quando vamos hidratar. A diferença é que se utiliza o óleo puro. Depois, é só deixar agir nos cabelos por, no mínimo 2 horas, e só lavar bem com shampoo, condicionador e finalizar como de costume. Quem preferir, também pode dormir com o óleo nos cabelos e só lavar no dia seguinte. Esse tratamento pode ser feito sempre. O cabelo agradece muito.
Agentes externos: é importante evitar o uso frequente de secador, de chapinha e babyliss, para evitar a quebra dos fios. Como são bem mais secos, eles quebram com muito mais facilidade. Se não quiser abrir mão desses artifícios, use produtos que protejam os seus cabelos. Existem vários cremes e finalizadores com proteção térmica.
Proteção contra o sol: os raios solares podem ser muito prejudiciais para os nossos cabelos. Como os cabelos brancos já têm uma enorme tendência a ficarem amarelados, a exposição ao sol pode aumentar ainda mais as chances de isso acontecer. Para se proteger, use chapéu e creme para esse fim. O importante é mantê-los protegidos.
Os cabelos brancos são muito charmosos. Embora algumas pessoas ainda não se sintam confortáveis em assumi-los, eles podem dar um novo visual. Depois de se adaptar, principalmente as mulheres, elas poderão aproveitar com muita liberdade o seu novo estilo. E perceberem que essa mudança pode ser muito boa e até libertadora.