Quando Levar um Idoso ao Psicólogo? Como a Terapia Pode Ajudar? 

É perceptível como os idosos estão muito preocupados com sua saúde física e mental. Eles têm buscado cada vez mais manter-se ativos, seguindo tratamentos capazes de cuidar uma série de problemas e também como forma de prevenção.

Inclusive, uma das especialidades muito procurada pelos idosos é a psicologia. E são vários os motivos que levam os idosos a irem em busca de um apoio psicológico, coisas como ansiedade, problemas com o peso, problemas de relacionamento, anorexia, depressão, perdas cognitivas, processo de luto, aposentadoria, alcoolismo, processo de adaptação ou de reabilitação devido a algum problema de saúde, e etc.

Assim como em todas as fases da vida, nós precisamos passar por um período de adaptação, a chegada da velhice não é diferente. Ainda mais quando se trata de uma pessoa acostumada a ser independente, ativa, e se vê numa situação em que precisa do apoio e da ajuda dos outros para realizar tarefas que, muitas vezes, eram simples em outras épocas, mas que eles não têm mais condições físicas de fazerem sozinhos.

Com a chegada da terceira idade, a pessoa se depara com algumas limitações, com algumas perdas, e muitas mudanças.

Qual o Objetivo do Tratamento Psicológico Para Idosos?

A psicoterapia visa promover mais qualidade de vida para o idoso. O profissional da área atua de forma que a história de vida do idoso seja valorizada, e fazendo com que o idoso perceba que ele pode ser muito produto também.

Além do idoso, a família também precisa ser orientada para que todos possam conviver de forma saudável e em harmonia. É importante que todos saibam das mudanças que a terceira idade traz consigo e dos cuidados e da atenção que o idoso necessita.

Quando é o Momento de Levar Um Idoso ao Psicólogo?

psicologo terapeuta

Veja os sinais que os idosos dão que podem ser alerta.

Todo dia é dia de cuidar das pessoas que amamos. O idoso não precisa ir ao psicólogo somente quando apresentar um problema aparente. O apoio de um profissional pode ser muito útil também para garantir que o idoso passe pela fase de transição com mais qualidade de vida. Ele pode atuar na fase de prevenção de muitos problemas.

Fora isso, se o idoso apresentar alguns dos sintomas abaixo, a família também já pode procurar um psicólogo para investigar o que pode estar acontecendo. Em muitos casos, o idoso pode estar sendo acometido por algum tipo de demência, que é muito comum na terceira idade. Observe estes sinais:

  • O idoso prefere se isolar, não conversar muito, nem mesmo com familiares mais queridos;
  • Se esquece de coisas que acabaram de acontecer;
  • Quando o idoso deixa de fazer coisas que antes ele gostava;
  • Fica mais agitado do que o costume;
  • Apresenta falta de apetite;
  • Demonstra certos comportamentos inapropriados;
  • Chora com frequência;
  • Quando o idoso apresenta dificuldades para falar;
  • Dentre outras alterações de comportamento.

É muito importante que a família esteja sempre atenta ao comportamento do idoso. É o comportamento que será o melhor guia para entender se há algo de errado e quando tomar uma atitude.

Como Agir Quando o Idoso Apresenta Problemas?Procurar oekfeokfoe

Além de procurar ajuda profissional, a família também deve fazer a sua parte em casa para não piorar o estado de saúde do idoso. Confira abaixo:

Se a família ou o cuidador ficar impaciente, o mais indicado é trocar a tarefa com outra pessoa. Por exemplo: é comum o idoso não aceitar que uma certa pessoa o ajude a tomar banho, mas ficar mais tranquilo ou a vontade com outra pessoa.

É comum alguns idosos perguntarem a mesma coisa inúmeras vezes. Mantenha a calma e se lembre que o idoso não tem culpa de certos comportamentos. Não fazem por mal, mas por uma condição.

Não devemos bater de frente com o idoso que apresenta resistência em fazer alguma coisa. Novamente, o ideal é esperar um pouco ou trocar de atividade com outra pessoa. Mas, em momento algum, deve-se perder a paciência e querer que ele faça algo à força.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *