Como Manter o Envelhecimento Ativo 

A medida que o tempo vai passando, a tendência é a gente querer ficar mais quieto, viver sem muitas agitações. Até aí tudo bem! O problema é quando a gente chega na terceira idade e se torna uma pessoa sedentária ou, em certa medida, deprimida.

É preciso se esforçar para manter uma vida mais ativa possível. Praticar atividades que a nossa saúde permite, sair, caminhar, conversar com os amigos, sem descuidar da nossa alimentação. Tudo isso ajuda a mantermos a nossa saúde em dia, especialmente na velhice.

É muito importante que os idosos participem de atividades que estimulem a sua mente, o seu corpo, a sua memória, enfim, que mantenham uma vida mais ativa, para que o envelhecimento não chegue trazendo consigo problemas de saúde.

7 Dicas Para Manter o Envelhecimento Ativo

O envelhecimento ativo envolve ter mais qualidade de vida, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e fazer aquilo que gosta. Abaixo, listamos 7 dicas para os idosos que desejam manter a o envelhecimento ativo. Confira:

envelhecimento ativo

Mantenha-se ativo para chegar a uma melhor idade

Ter uma vida ativa: a prática regular de atividade física está intimamente ligada ao bem-estar físico e mental de todas as pessoas, especialmente daquelas que desejam manter a saúde na terceira idade. Os exercícios ajudam a prevenir doenças cardíacas, diabetes, depressão, artrite, e muitos outros problemas de saúde. Além de promover uma enorme sensação de bem-estar.

Manter o cérebro sempre em funcionamento: estimular o cérebro também afasta uma série de doenças. Pratique dança, aprenda novas coisas, faça artesanato, leia com frequência, aprenda novas línguas, enfim, mantenha o seu cérebro sempre trabalhando e estimulado com novos desafios, para evitar o declínio cognitivo.

Durma bem: o idoso precisa dormir bem para se manter saudável. Uma boa noite de sono é capaz de afastar a depressão, o risco de queda, a irritabilidade e até problema de memória. Para ajudar a dormir melhor, tome leite morno antes de ir para a cada, procure relaxar cerca de duas horas antes de dormir, evite cafeína, bebida alcoólica e refrigerantes, principalmente à noite. Não faça atividades agitadas à noite e evite telas como televisão, computadores e celulares imediatamente antes de se deitar.

Cuide da saúde: fazer um controle regular da saúde também é fundamental para ter um envelhecimento ativo. Idosos costumam apresentar vários problemas inerentes à idade e que se acumularam durante toda vida, como a hipertensão arterial, o colesterol alto, dentre outros. Ao se cuidar, tomar a medicação necessária e evitar os excessos, ele está prevenindo o surgimento de novos problemas, e mantendo aqueles que já existem sob controle. Fazer check up é fundamental também.

Cuidar da alimentação: outro fator de extrema importância. É preciso ter uma alimentação balanceada, livre de toxinas e rica em nutrientes necessários à saúde. Essa é uma excelente maneira de cuidar do corpo e da mente. Os alimentos também ajudam a afastar uma série de enfermidades. O ideal é evitar o excesso de doces, de sódio, de alimentos processados e com conservantes. E dar preferência aos grãos integrais, às frutas, verduras e carnes magras.

Relacionar com outras pessoas: os idosos que vivem sozinhos, sem amigos, afastados, solitários, têm mais chances de desenvolver depressão e muitos outros problemas. Por isso, é muito importante se relacionar com outras pessoas da mesma idade e de outras faixas etárias também. É preciso cultivar o relacionamento com parentes, amigos e evitar ficar sozinho. Existem muitas atividades de recreação para idosos, onde os grupos se reúnem para aprender novas habilidades, brincar, participar de eventos, e etc. O importante é ter companhias de pessoas que o idoso gosta, e com as quais se sente bem.

Evite o estresse: embora não seja possível evitar todo e qualquer tipo de estresse, o máximo que o idoso conseguir já ajuda. Pratique técnicas de relaxamento, ioga, converse com parentes sobre o que está lhe estressando. Dormir bem também ajuda muito a reduzir a carga de estresse.

Você notou quão importante são todas estas dicas? Percebe como elas valem para todos, independente de idade? Para o idoso, irá garantir qualidade de vida, mas se aplicada ainda na juventude preparará para uma velhice com ainda mais vigor.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *