Os Perigos Pneumonia em Idosos: Veja como Tratar

A pneumonia é uma doença que pode ter se tornar bem grave, estando a pessoa em qualquer idade. Mas em idosos, ela pode ser bem pior. Eles têm a saúde mais fragilizada, com um sistema imunológico mais baixo, por isso, qualquer resfriado pode evoluir e acabar em uma pneumonia. Esta, se não for tratada, pode levar o paciente até ao óbito.

A pneumonia é uma infecção grave nos pulmões, causada pelo resfriamento do corpo. Por isso, essa doença é muito comum no inverno, ou no fim do verão, quando as temperaturas caem. Principalmente nesta época do ano, é muito importante ficar atento aos idosos, evitando que se exponham ao frio. Para evitar a pneumonia, é preciso se agasalhar bem e evitar ficar na frente da geladeira aberta, evitar sair de casa quando estiver ventando muito frio, evitar bebidas geladas, etc.

Além da idade avançada e da imunidade baixa, os idosos também ficam mais expostos à doença devido o uso contínuo de remédios e a presença de outras doenças, geralmente doenças crônicas, como diabetes, câncer, doenças hepáticas, neurológicas e psiquiátricas. O alcoolismo e o tabagismo também influenciam para o aparecimento da doença.

Outro fator que contribui muito para o aparecimento da pneumonia são os lugares mal ventilados, principalmente com ar refrigerado. Os idosos, principalmente, devem evitar esses lugares fechados e abafados, que são ambientes propícios para o aparecimento de fungos, bactérias e vírus, que causam inúmeras doenças.

Outro local em que a pneumonia é muito comum, são os hospitais. Os pacientes, principalmente os que ficam acamados por muito tempo, acabam tendo muito contato com bactérias que causam a pneumonia, e devido a baixa imunidade, acabam ficando doentes.

Se não for tratada corretamente, a pneumonia pode gerar outras complicações, como a invasão de bactérias a outros órgãos, através da corrente sanguínea. É a chamada bacteremia, que pode causar diversas outras infecções.

A vacina contra a gripe é muito importante para a prevenção da pneumonia

Como Tratar a Pneumonia em Idosos?

Antes de pensar em tratamento, precisamos pensar na prevenção da doença. Como já dissemos anteriormente, evita-se a pneumonia deixando os idosos bem agasalhados, em locais quentinhos, porém, bem ventilados e limpos. Outra forma de se evitar esta infecção é tomar a vacina contra a gripe anualmente, pois a gripe é uma porta aberta para a pneumonia.

Agora, se o idoso já está com a doença, é preciso começar logo o tratamento. Normalmente esse tratamento é feito somente com o uso de antibióticos, que eliminam as bactérias causadoras da infecção.

Mas em alguns casos mais avançados, pode ocorrer um derramamento de líquidos entre as membranas da pleura, causado pela inflamação nos pulmões. Pode ocorrer também a formação de pus nos pulmões, formando-se uma cavidade dentro dele. Nesses casos, é necessária uma intervenção cirúrgica para retirar esses líquidos ou o pus acumulado.

Quando o paciente é portador de enfisema pulmonar, ou quando a infecção atinge os dois pulmões, é preciso utilizar a respiração mecânica.

Por isso, é muito importante ficar atento a todos os sintomas apresentados pelos idosos. A um pequeno sinal de gripe, é necessário fazer uma consulta médica para ser tratada o quanto antes, evitando a pneumonia.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *