O Que é Hospice? 

O termo hospice é desconhecido pela maioria das pessoas. No post de hoje, detalharemos melhor o que ele significa e em qual contexto se aplica.

Hospice

O hospice não é apenas um lugar. Ele é, na verdade, um conjunto de atitudes cujo objetivo é cuidar de uma pessoa doente que tenha pouco tempo de vida. Esses cuidados não são para tratar a doença. O seu intuito é reduzir o sofrimento do paciente, as dores e mal-estar que ele possa estar sentindo.

O paciente pode receber os cuidados em um hospital ou, até mesmo, em sua própria casa, desde que ele conte com uma equipe para lhe oferecer o apoio que precisar, além de um acompanhamento adequado e programado.

Qual a Diferença Entre Um Hospice e Um Hospital?

O principal objetivo do hospice é oferecer ao paciente um tratamento paliativo para a doença, de forma a amenizar o seu sofrimento. Já o hospital, este tem como função tratar a doença do paciente. O hospital oferece o tratamento para tentar curar a enfermidade.

O hospice visa mais qualidade de vida enquanto o paciente está vivo. O foco não é adiar a morte, mas garantir que o paciente sofra o menos possível, uma vez que a sua morte é inevitável. Já o hospital se prende na expectativa de vida.

Os custos com os hospices são menores do que com os hospitais. O hospice foca a sua atenção e cuidado nos pacientes e em suas famílias. Os hospitais focam a atenção na doença e no paciente.

O ambiente humanizado do hospice contribui muito para o bem-estar do paciente e de seus familiares, na melhoria psicológica e na aceitação da família.

A ideia de tornar o ambiente mais familiar, com aquela sensação de estar em casa, sem deixar de ter os cuidados necessários e a companhia dos parentes, torna o fim da vida dos pacientes bem menos dolorido. O objetivo é tratar a dor física, psicológica e espiritual de doentes e familiares, e proporcionar dignidade e conforto dessas pessoas.

Os cuidados paliativos tratam a morte como um processo natural e, que faz parte da vida. E todo tratamento ao qual o paciente é submetido é feito com todo o profissionalismo, ética e respeito.

A Instalação de Um Hospice Depende de Quê?

A instalação de um hospice não tem muito segredo. Pode ser em casa ou em um hospital. Caso seja no hospital, é preciso que se tenha uma ala reservada para essa finalidade, e que o local comporte o paciente e seus familiares. Tanto no hospital quanto em casa é preciso ter uma equipe formada por profissionais e por voluntários para ajudar nos cuidados. Também é preciso ter veículos à disposição para transportar tanto o doente quanto as demais pessoas, além de assistência 24 horas.

Se for em casa, é fundamental instalar uma infraestrutura hospitalar ainda que mínima, que tenha condições de oferecer os principais cuidados que o paciente necessita, conforme o caso de cada um.

Aqui no Brasil, os cuidados paliativos ainda são alvo de preconceito e até de falta de conhecimento. É comum haver uma confusão entre a eutanásia e os cuidados paliativos por parte de médicos, gestores de hospitais, poder judiciário e demais profissionais da saúde.

Em tempos em que a vida parece estar perdendo o valor para uma grande maioria da população, ohospice vem para nos mostrar que é possível cuidar e garantir dignidade para as pessoas até os seus últimos momentos. E dar um conforto a mais para os familiares da pessoa enferma.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *