Quais exercícios para as mãos dos idosos?

Para se ter uma saúde completa, sabemos que alguns hábitos são extremamente necessários, como se alimentar adequadamente, não ter vícios que prejudiquem a saúde, descansar mente e corpo diariamente e, claro, ter uma rotina de exercícios de maneira regular.

Quando chegamos a uma fase de vida mais avançada, começamos a sofrer por alguns maus hábitos que tomamos ao longo da vida e pareciam ser inofensivos. E mesmo quando prestamos atenção nas dicas de cuidado com a saúde, algumas coisas podem ter passado despercebidas, o cuidado com as mãos é uma delas.

Por ser uma área que usamos muito, não damos a devida a atenção em exercícios específicos para o fortalecimento das mesmas. Então começamos a sofrer com fraqueza nas mãos e muitas dores devido ao uso repetitivo que certos hábitos podem causar. Se chegou na terceira idade e sofre com dores crônicas nas mãos ou tem fraqueza para conseguir segurar talheres e outros objetos, vamos dar algumas dicas de exercícios que podem ajudar a melhorar seu dia a dia.

Exercício para quem está com dor nas mãos

Existem vários motivos para um idoso ter dor nas mãos, um dos principais vilões quando se chega nessa idade é a artrite. Para quem não conhece, a artrite é uma doença que causa a deterioração da cartilagem. Ou seja, aos poucos vamos perdendo um “amortecedor natural” entre as juntas, o que causa uma enorme dor quando se faz qualquer movimento com as mãos.

Veja alguns exercícios para amenizar a dor.

Exercícios ajudam o fortalecimento e as dores nas mãos

Fechando o punho: estenda a mão esquerda e, lentamente, empunhe sua mão, colocando o polegar em direção à parte externa da mão. Não pressione sua mão, porque isso pode agravar a dor. Abra a mão com cuidado e faça o movimento 10 vezes seguidas. Depois disso, faça o mesmo com a mão direita.

Dobrar os dedos: abra a palma da sua mão e dobre o polegar para baixo e para cima, por dois segundos em cada vez. Faça o mesmo exercício com o resto dos dedos, até realizá-lo em toda a mão. Repita nas duas mãos por pelo menos três vezes.

Faça um “O”: com uma das mãos apontando para cima, dobre com cuidado os dedos para a parte de dentro da mão, até que toquem o seu polegar, formando um “O”. Após fazer o movimento, mantenha esta posição por alguns segundos para em seguida retornar ao início. Repita o exercício até aliviar a dor.

Girar o punho: cerre seus punhos de maneira delicada e comece a rotacionar em ambos os sentidos. Primeiramente da esquerda para a direita e depois da direita para esquerda. Esse exercício é importante pois deve-se também fortalecer o punho e não somente os dedos e mãos.

Exercícios para o fortalecimento das mãos

Abrindo um elástico com os dedos: um exercício muito simples que pode ajudar a fortalecer as mãos é pegar elástico de cabelo e ir abrindo com o polegar e outro dedo. Comece fazendo pelo dedo indicador até chegar ao mindinho. Fazer pelo menos 5 repetições por dedo em ambas as mãos.

Torcendo uma toalha: outro exercício simples e que ajuda no fortalecimento é o de torcer uma toalha. Pegue uma toalha e faça o movimento de torcê-la ao menos 5 vezes para cada lado. Esse exercício não só fortalece as mãos como também os pulsos.

Tonning ball: essa bola ajuda e muito no fortalecimento dos dedos. O exercício consiste em apertar a bola e levantá-la, girando por todos os lados. Essa bola pode ajudar a tonificar as mãos e os pulsos, se tornando um dos exercícios mais completos para as mãos.

Seja para fortalecimento ou para diminuição de dores, os exercícios acima vão tornar a vida do idoso mais fácil e tranquila.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *