Quais as atividades físicas recomendadas para idosos?

Muitas pessoas pensam que quando se chega à terceira idade o melhor é ficar dentro de casa, e de preferência na cama ou no sofá o dia todo para não se cansar ou evitar acidentes. Mas isso é um grande engano! Os idosos podem e devem fazer exercícios físicos. É preciso exercitar o corpo para evitar dores musculares e a atrofia dos músculos.

Mas é claro que um idoso não pode fazer os mesmos exercícios que um jovem de 30 anos de idade. As atividades físicas nesta idade precisam ser orientadas por especialistas, de forma que seja menos intensa e sem muita carga de peso. Alguns exercícios são mais adequados para essa idade, como veremos abaixo.

Benefícios das Atividades Físicas para Idosos

Praticar atividades físicas na terceira idade fortalece os músculos, deixando o corpo mais resistente a quedas. Os exercícios físicos também diminuem a perda de massa óssea, evitando fraturas, que infelizmente, são muito comuns em idosos. As quedas também são evitadas, pois o equilíbrio fica melhor quando se pratica exercícios. Doenças comuns nesta idade, como artrite, artrose e osteoporose podem ser evitadas, assim como as dores nas costas, incômodo que afeta a maioria dos idosos.

A obesidade também pode ser evitada com a prática de atividades físicas. E junto com a obesidade, diminui também o risco de glicose alta, que leva à diabetes, e também o aumento do colesterol e da pressão arterial, problemas bastante comuns em idosos.

Além disso tudo, a prática de atividades físicas ajuda na auto-estima dos idosos, já que os deixa menos dependentes, mais flexíveis, bem humorados e de bem com a vida.

Atividades Recomendadas

Vejamos então quais são as melhores atividades físicas para os idosos e seus benefícios para a sua saúde:

Natação

A natação aumenta a disposição e fortalece a musculatura do abdômen. Diminui a incontinência urinária e ajuda o idoso a recuperar movimentos simples, que podem ficar mais difíceis com a idade, como varrer ou passar pano no chão, por exemplo.

Pilates

Este exercícios corrige a postura e fortalece os músculos, além de melhorar o equilíbrio. Problemas respiratórios podem ser eliminados, assim como dores musculares.

Exercícios físicos na terceira idade faz bem!

Musculação

Ao contrário do que muitos pensam, os idosos podem sim fazer musculação. É como eu já disse, o peso é de acordo com a idade, sem esforço em excesso. É muito importante praticar a musculação para evitar as dores nos joelhos, causadas pela artrite e artrose, e também para fortalecer a musculatura, que começa a enfraquecer depois dos 50 anos de idade.

Dança

Esse exercício faz muito para o corpo, que se movimenta por inteiro, mas sobretudo, faz bem para a mente. A música, o contato com outras pessoas, as amizades que se criam em um grupo de dança, os sentimentos de paz e carinho, tudo isso diminui os sintomas da depressão em quem tem, e diminui os riscos de se adquirir essa doença.

Hidroginástica

É uma das atividades mais praticadas na terceira idade. A hidroginástica é bastante indicada pelos médicos, pois tem pouco impacto, por ser um exercício praticado dentro da água. Essa atividade melhora o sistema cardiovascular e também o sistema respiratório, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e a autoestima, melhora a insônia, a coordenação motora e a força muscular e diminui a necessidade de medicamentos.

Então, escolha o melhor exercício para você, e comece a praticar!

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *