Depressão em Idosos
Não é difícil imaginar porque os idosos costumam apresentar quadros depressivos. Nessa fase da vida, as pessoas não só são confrontadas com a iminência da morte como também precisam lidar com mudanças em relação ao trabalho, ao próprio corpo e ao próprio cotidiano. Para agravar a situação, a sociedade ainda tem dificuldades para tratar o idoso de modo digno, havendo muitos casos de abandono e desrespeito.
Essa combinação de fatores pode causar distúrbios psíquicos como a depressão e a ansiedade.
Depressão em números
Estima-se que 15% dos idosos apresentam sintomas da depressão e 2% sofrem com a doença na forma grave. Esses números são ainda maiores quando observamos pessoas na terceira idade que estão institucionalizadas, ou seja, que vivem em abrigos e não com a família. Com o crescimento da população idosa em nosso país, esse problema adquire contornos ainda mais sérios.
Será que estamos tratando nossos idosos com o cuidado e o respeito que eles merecem?
Os sintomas da depressão em idosos
Antes de falar dos sintomas, é preciso deixar claro que a depressão é uma doença bastante grave, mas que tem tratamento. Ela se difere da simples tristeza que todos nós sentimos e de modo algum pode ser confundida com preguiça ou desânimo. No caso dos idosos, a manifestação da depressão apresenta os seguintes sinais:
- Perda do apetite;
- Apatia;
- Dificuldade para dormir;
- Desinteresse por atividades do cotidiano;
- Hipocondria;
- Desânimo;
- Medo constante da morte;
- Perdas cognitivas.
Com relação às perdas cognitivas, como episódios de esquecimento e confusão mental, é fundamental que um médico seja consultado para que seja feito o diagnóstico correto. O que muitas vezes se apresenta como depressão ou até mesmo como Alzheimer pode ser, na verdade, um quadro depressivo a ser tratado com medicação adequada.
É possível evitar a depressão na terceira idade?
Curiosamente, temos a cultura de acreditar que a tristeza faz parte da terceira idade. No entanto, essa etapa da vida pode ser muito prazerosa para o idoso. Por isso, é fundamental oferecer às pessoas idosas condições para que possam ter uma vida mais tranquila, em contato com pessoas queridas e realizando atividades agradáveis.
A possibilidade de viajar, conversar com outras pessoas, ler e ouvir música, dentre outras coisas, pode ser a chave para tornar a vida do idoso melhor, prevenindo a manifestação da depressão. No entanto, isso não impede que a doença apareça devido a outros fatores.
O Tratamento da Depressão
Em qualquer momento da vida, a depressão deve ser tratada por uma equipe de profissionais especializados. Um bom psicoterapeuta e um psiquiatra devem ser procurados para que possam fazer o diagnóstico e seguir com o melhor tratamento. Também é importante consultar um geriatra para sejam feitos exames para excluir outras possibilidade de enfermidades.
Com esse tratamento mais global, é possível controlar a depressão e trazer mais qualidade de vida para os idosos que sofrem com a doença.