Cuidador e Acompanhante de Idoso: Qual a Diferença? 

Quando a gente chega na terceira idade, em grande parte das vezes, precisamos de alguém para nos acompanhar no dia a dia. De alguém para ajudar nas tarefas básicas, como tomar remédios, tomar banho, ir a uma consulta médica e etc. Claro que isso vai depender muito do quanto o idoso é dependente, pois muitos permanecem independentes até mesmo na velhice e isso é perfeitamente saudável a eles.

Para aqueles que precisam ou desejam companhia, existem profissionais especializados na função. Muitos, inclusive, dedicam tempo integral ao cuidado do idoso.

No post de hoje, falaremos sobre o cuidador e o acompanhante de idoso, e quais as principais diferenças entre as duas funções. Continue lendo.

O Que é o Cuidador de Idoso? Quais as Suas Funções?

cuidador acompanhante idoso

Cuidador ou acompanhante de idoso precisa ser uma mão amiga

O cuidador é a pessoa capacitada a auxiliar o idoso em suas atividades do dia a dia. Nesse caso, o idoso pode ou não apresentar limitações. Há aqueles, inclusive, que são totalmente dependentes, seja física ou mentalmente. Dentre as funções do cuidador, estão:

  • Ajudar o idoso a se alimentar;
  • Ajudar na locomoção do idoso;
  • Administrar as medicações do idoso, de acordo com o prescrito pela equipe médica;
  • Acompanhar em consultas médicas;
  • Quando o idoso tiver dificuldade, o cuidador deverá ajudá-lo a mudar de posição na cama ou na cadeira, e realizar massagem corporal para aliviar o desconforto;
  • Cuidar da higiene pessoal do idoso;
  • Auxiliar na prática de atividade física, ocupacional e de lazer;
  • Acompanhar o estado de saúde do idoso e informar aos familiares e à equipe médica sobre as mudanças;
  • Contribuir para que o idoso tenha mais qualidade de vida.
  • E demais atividades que contribuam para uma melhor saúde do paciente e bem-estar do idoso.

A função de cuidador de idos ainda não é regulamentada no Brasil. Esse profissional de extrema importância é tido como informal. Porém, a tendência é que em breve se torne uma profissão reconhecida e devidamente valorizada, pois o número de idoso no Brasil tem crescido muito a cada ano.

O Que é o Acompanhante de Idoso? Quais as Suas Funções?

Para muitas pessoas, o acompanhante e o cuidador de idoso são, na verdade, a mesma coisa. Porém, o acompanhante pode ser aquela pessoa contratada para uma necessidade específica, e que possa ser realizada em somente um período tempo. No caso do cuidador, na maioria das vezes, ele trabalha com uma carga horária mais extensa para cuidar das mais diferentes necessidades e, em muitos casos, até dorme na casa do paciente.

O acompanhante também cuida de idosos com mobilidade reduzida, doentes ou que precisam apenas de uma companhia para realizarem certas atividades, que eles já não conseguem realizar sozinhos, devido à idade.

O acompanhante de idoso, assim como o cuidador, também tem como função:

  • Cuidar da higiene pessoal do paciente;
  • Levá-lo a consultas, terapias, exames, atividades de recreação, e etc.,
  • Cuidar da saúde, alimentação e bem-estar do idoso.

Tanto para a função de cuidador quanto para o acompanhante de idoso, é preciso ter conhecimento e preparo adequados. Existem vários cursos no mercado para quem deseja exercer algumas dessas funções. Se a pessoa tiver cursos na área, como nutrição, enfermagem, primeiros-socorros, as chances de conseguir uma boa oportunidade de trabalho são maiores.

As famílias estão mais atentas e dando preferência a quem tem uma formação profissional na área de atuação. Pois é uma garantia a mais de segurança e qualidade na prestação do serviço.

Qualidades Necessários Para o Cuidador e Acompanhante de Idosos

Sem dúvida nenhuma, duas das qualidades mais importantes são a paciência e o conhecimento. Em seguida, vem a responsabilidade, a organização, a sensibilidade e a empatia.

Os idosos são pessoas que merecem todo o nosso respeito e a nossa atenção. E são pessoas muito sensíveis. Todo trabalho tem os seus prós e contras. Por isso, antes de buscar uma oportunidade nessa área, tenha total convicção de que você reúne as qualidades necessárias.

Onde Trabalhar? O cuidador e o acompanhante podem ser contratados por família para cuidar de um idoso, ou ser contratado por alguma agência que atue na área, uma casa de repouso, um asilo, e etc. E, como dissemos, o mercado de trabalho para esses profissionais tem crescido muito. E tende a se expandir ainda mais nos próximos anos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *