O desafio do idoso em usar fralda geriátrica

Chegar à terceira idade com uma boa saúde é o desejo da grande maioria das pessoas. E não importa como foram os cuidados que teve com a sua saúde, nada impede que você terá problemas. Muitos não são tão sérios e podem ser solucionados (ou contornados) com remédios, mas outros deixam a vida um pouco mais difícil.

Há outros problemas de saúde que mexem também com a auto estima do idoso. Por exemplo, a incontinência urinária é uma doença e não pode ser passada despercebida. É comum o idoso não conseguir mais segurar a urina e desta forma necessitar utilizar fralda geriátrica. O que pode ser comum para muitos nem sempre é fácil para os idosos.

Incontinência Urinária

É preciso esclarecer para o idoso que ele vai precisar usar fralda por questões da saúde. Não há outra escolha. No caso da incontinência urinária, usar fralda geriátrica é apenas um processo, porque a incontinência precisa de atenção e cuidados para não se agravar.

Nem sempre a terceira idade está associada a usar fralda. Mas um dos motivos que faz isso acontecer é incontinência urinária que pode ser prevenida, se o adulto praticar exercícios físicos, não fumar, ou beber em exagero. Outra questão é cuidar da musculatura pélvica, pois é preciso fortificar os músculos que seguram a urina e ainda, não ficar segurando por muito tempo a urina quando há a vontade de ir ao banheiro.

images

Família precisa apoiar e explicar a situação para o idoso

Como lidar com essa situação?

Alguns idosos aceitam com muita naturalidade usar fraldas geriátricas, outros nem tantos porque se sentem incapazes de cuidar de si mesmo. Esse fato faz com que muitos idosos deixem de cuidar de sua saúde, vitimizando o outro pelo seu estado atual e se tornando uma pessoa difícil de conviver.

Quando o idoso está em uma casa de repouso, os profissionais conseguem de alguma forma reverter essa situação, mas o mesmo não ocorre em casa. Neste momento a família precisa ter bastante paciência e explicar ao familiar o que está acontecendo e porque ele precisa usar fralda. Não fique o culpando, ou dizendo que está perdendo tempo, mesmo que o idoso não esteja em sã consciência, ele consegue sentir muita coisa. Por isso, muita generosidade para quem convive com o idoso.

Quando o idoso estiver muito resistente chame um psicólogo, ou alguém da família que ele confia para conversar com ele e esclarecer que usar fralda geriátrica é um processo. No caso da incontinência urinária há tratamentos que podem ser feitos e o idoso pode melhorar.

Cuidados com a troca de fralda

Quem faz a troca de fralda, precisa se atentar para algumas questões. Na troca de fralda, verifique as condições da pele e mucosas. Pode ocorrer assaduras ou a presença de manchas brancas. Se algo for incomum, chame o médico. As roupas íntimas também precisam ser trocadas com mais regularidade, até para evitar coceiras.

Nas trocas de fralda, faça uma limpeza bem completa. Por isso, recomenda-se  lavar a região dos genitais com água e sabonete neutro. Seque bem a área e sempre utilize toalhas macias. Se o idoso permanecer irritado ou agitado, ele pode estar com a fralda suja, por isso recomenda-se observar certas atitudes do idoso e logo providenciar a troca da fralda. Então, fique atento a todas estas observações.

O idoso pode até ter certa resistência no uso de fralda geriátricas, mas ocorre também de os próprios familiares por vezes até prorrogarem o seu uso, por próprias questões culturais. Afinal, nem nas escolas se discute a saúde na terceira idade, acaba-se falando de uma forma muito bonita, e nem sempre é assim.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *