Como Identificar Maus Tratos Em Idosos? Cuidados
Desde 2003, os idosos passaram a contar com o Estatuto do Idoso, que garante uma série direitos para as pessoas da terceira idade. O objetivo é garantir mais qualidade de vida e bem-estar para eles. No entanto, mesmo com muitos direitos assegurados por lei, uma grande quantidade de idosos ainda são vítimas de maus tratos, seja por parte dos próprios familiares, seja por parte de cuidadores.
É muito importante que não só as pessoas da convivência do idoso, mas toda a sociedade esteja atenta aos sinais de maus tratos. Isso porque, em diversas situações, os idosos não tem condições de denunciarem os seus agressores, seja devido à proximidade ou até mesmo à impossibilidade física. Por isso, fique atento à marcas de violência nos indivíduos, comportamento introspectivo, perda de peso e de apetite, ou até mesmo condição higiênica precária.
Quais São os Principais Sinais de Maus Tratos Em Idosos?
Não é muito fácil identificar os casos de maus tratos, pois comumente, as pessoas que causam os maus tratos tentam escondê-los. É necessário ficar muito atento ao comportamento de todas as pessoas próximas ao idoso, mesmo os familiares. Assim que a situação for confirmada, é preciso tomar as medidas necessárias o mais rápido possível, ligando para o canal de denúncia.
É preciso deixar claro que violência contra o idoso não é apenas física. Estão inclusos nessa categoria as agressões verbais, as chantagens, as humilhações e tudo que cause dor física ou psicológico ao idoso. E eles, geralmente, sentem medo do agressor e não têm coragem de pedir ajuda para ninguém, na maioria das vezes. Também, o idoso pode ter limitações físicas que o impossibilita de realizar a denúncia.
Para ajudar a identificar, separamos abaixo uma relação com os principais sinais de maus tratos contra pessoas idosas. Estes sinais podem ser percebidos no dia-a-dia, e também em encontros ocasionais com a pessoa. Assim, não são só pessoas próximas ao idoso que podem identificar os sinais e realizar a denúncia.
Quando um idoso está sendo vítima de maus tratos, ele tende a se isolar. Assim, apresenta sinal de depressão, fica retraído e com sinais de ansiedade, além de ter mudanças de humor. É comum as pessoas pensarem que o isolamento é inerente à idade, que as pessoas mais velhas se sentem melhor quando ficam quietas no seu canto. Mas isso não é verdade. É preciso ter um olhar crítico.
Outra coisa importante a se observar é se o idoso continua se relacionando com as mesmas pessoas e com seus amigos. Se ele se afastar das pessoas que gosta, pode ser um forte indício.
Ferimentos e hematomas são os sinais mais óbvios de maus-tratos físicos. Se o idoso apresenta machucados e hematomas, pode ser o principal indício de que algo está errado. Nesse caso, é preciso verificar se existem outros ferimentos e marcas pelo corpo do idoso. Também é preciso verificar se ele não está caindo devido a algum problema de saúde.
Quando o idoso se recusa a comer, pode ser um sinal de que ele está passando por algum problema emocional. Assim como a perda de peso, que pode ser tanto pela falta de apetite, ou por estar sendo proibido de comer. É preciso acompanhar de perto o que está acontecendo, para evitar que a situação se agrave.
Outro sinal de maus tratos é quando o idoso está sempre com roupas sujas, sem tomar banho, vivendo em um local com as condições precárias, com pouca luminosidade, com sujeira, umidade e poeira. Então, sempre que identificar sinais de má higienização, seja pela aparência ou pelo mau cheiro, tente investigar o motivo disto. E a limpeza da alimentação também deve ser observada. Como a comida do idoso é preparada e como é a sua higienização e do local onde ele se encontra.
Como Agir Em Casos de Maus Tratos?
Após a confirmação dos maus tratos é preciso, antes de mais nada, afastar o idoso do agressor imediatamente. Para isso, é preciso denunciá-lo para a Polícia Civil e para o Conselho Tutelar o mais rápido possível. Assim, o idoso será encaminhado para um local seguro. Pode-se ligar para o canal Disque 100, próprio para denúncias se situações que ferem os direitos humanos.
É sempre bom lembrar que a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa. Não é necessário que seja parente. Esses casos de agressão devem ser denunciados para que os agressores paguem pelos seus crimes e para que o idoso tenha condições de ter uma vida digna e com mais qualidade. É preciso estar sempre atento ao comportamento do idoso. Em casos de suspeita, intensifique os cuidados e apure todas as informações possíveis.