Como Melhorar a Deglutição em Idosos Com Disfagia? 

Para conseguirmos engolir, existe todo um processo. Tudo acontece de forma que a pessoa consiga engolir e os alimentos não entrem nas vias aéreas. Quando acontece uma falha durante o processo, ocorre a disfagia. Se o problema for o resultado somente da idade, então é chamado de Presbifagia.

Quando são acometidos por esse tipo de problema, os idosos tendem a se isolar, pois a sua vida social, a interação com familiares e com outras pessoas acaba se tornando mais complicada. Além dos efeitos emocionais e sociais, a disfagia pode acarretar outras complicações, como algumas complicações respiratórias, perigo de desnutrição e de desidratação, e até uma pneumonia aspirativa.

O Que Fazer Quando o Idoso Apresenta Disfagia?

No caso de idosos portadores de alguma doença degenerativa devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Já os idosos saudáveis cognitivamente precisam procurar um médico fonoaudiólogo. Há situações em que o idoso precisa reaprender a engolir.

Mas como Saber se o Idoso Está Com Disfagia? Existem alguns sinais que serve de indício para o diagnóstico do problema. Confira abaixo:

Febre sem um motivo aparente; Pneumonia recorrente; Sonolência durante as refeições; Refluxo gastro-esofágico; Dispneia; Tosses e engasgos com saliva ou com os alimentos; Sensação de ter algo na garganta; Não querer se alimentar.

Cuidados Que Ajudam na Alimentação Do Idoso

Alimentação de idosos

A alimentação dos idosos com disfagia merece atenção especial

Embora não vá solucionar o problema, existem alguns cuidados que podem ser tomados para ajudar na hora que o idoso for se alimentar. São eles:

  • Evitar ingerir líquidos mais “finos”, que aumentam as chances de aspiração. Ex.: chá.
  • Deixe o idoso se alimentar em um local tranquilo, em que não irá se distrair e não converse com o idoso quando ele estiver se alimentando.
  • Ingerir alimentos mais macios, mais leves e mais pastosos. Também evitar comer alimentos mais secos, arenosos e duros, como farofa e biscoito água e sal, por exemplo.
  • Comer pequenas quantidades de cada vez e fazer refeições menores, porém, mais vezes no decorrer do dia.
  • Dê preferência para as colheres ao invés de usar seringas. Elas ajudam a estimular a deglutição quando são encostadas na língua.
  • Inclinar a cabeça levemente para frente na hora de se alimentar. Se alguém for colocar a comida na boca do idoso, essa pessoa precisa se sentar na mesma altura que ele.

Tudo isso ajuda a melhorar a deglutição em idoso com disfagia.

Principais Causas da Disfagia

Você viu como auxiliar um idoso a conviver melhor com a disfagia, mas quais são as causas desse problemas? Você sabe? Bom, elas podem ter diversas origens. Veja abaixo:

  • Problemas neurológicos: como o AVC, Doença de Parkinson, traumatismo craniano, tumores no sistema nervoso central, miastenia gravis, esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.
  • Obstruções físicas da faringe ou do esôfago: má formação do esôfago, esofagite, Anel de Schatzki, radioterapia, tumores do pescoço, divertículos do esôfago, diminuição do calibre do esôfago e esofagite eosinofílica.
  • Doenças no músculo do esôfago: acalásia, Doença de Chagas, Síndrome de Sjögren, transtornos da motilidade do esôfago de causa desconhecida e esclerose sistêmica.
  • Causas comuns: a disfagia pode acontecer até mesmo pelo uso de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, por exemplo.

Além disso, existem, basicamente, quatro tipos diferentes de disfagia. Confira abaixo: Disfagia cardíaca; Disfagia orofaríngea; Disfagia botulínica e Disfagia esofágica.

Disfagia Cardíaca: Certas doenças provocam uma dilatação na aurícula esquerda, comprimindo o esôfago. Isso acaba dificultando a deglutição.

Disfagia Orofaríngea: Esse tipo de disfagia acontece devido a alterações na fase oral e faríngea da deglutição. É comum acontecer devido a problemas neurais, principalmente o AVC. A maior dificuldade costuma ser para engolir líquidos, ao invés de sólidos.

Disfagia Botulínica: Esse tipo costuma acontecer devido a tratamentos de torcicolo usando uma toxina chamada e botulínica. Ela costuma penetrar nos músculos da faringe, próximo de onde foi aplicada.

Disfagia Esofágica: Costuma acontecer, principalmente, devido a uma obstrução mecânica. Nesse caso, a passagem pelo intestino dos alimentos e de líquidos é dificultada, e pode ser até bloqueada.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *