Como Dar Banho de Leito?

O banho de leito é o procedimento de limpeza do corpo de uma pessoa acamada. Nesse caso, como não é possível que a pessoa se banhe em um chuveiro comum, é preciso que alguém mantenha seu corpo limpo usando esponja e toalhas para lavar e enxaguar pernas, braços, costas e demais partes do corpo. Esse processo deve ser feito de forma delicada para não machucar o enfermo.

Para ajudar você a dar um bom banho de leito, preparamos algumas orientações e dicas.

Materiais Necessários

Para um bom banho no leito, é necessário ter dois recipientes com água morna (temperatura média de 46º). Um deles servirá para lavar o corpo e outro para enxaguar. É preciso enfatizar, no entanto, que o processo de limpeza não deve usar muita água, somente a quantidade a necessária. Além da água, é preciso ter em mãos um sabonete líquido ou em barra. Os melhores são aqueles que não deixam resíduo e têm fácil enxágue. Outro materiais necessários são:

  • tolhas de banho ou de rosto para proteger a cama e secar o paciente;
  • luvas de procedimento para evitar o contato direto da pele de quem vai dar o banho com a de quem vai receber;
  • esponja macia adequada para banhos, que não agrida a pele;
  • lençol ou biombo para preservar a privacidade do paciente.

A dica para facilitar o banho é separar esses materiais com antecedência e deixá-los organizados previamente. Só a água deve ser aquecida na hora para não esfriar.

Banho no Leito

Banho no Leito

Primeiros Passos

Depois de separar os materiais, é hora de preparar o paciente para receber o banho. Antes de tudo, lave bem as mãos e coloque as luvas de precedimento. Depois cubra o paciente com um lençol com ele ainda vestido, de modo a proteger sua intimidade. Se o banho for dado em uma enfermaria com mais pessoas, utilize também o bimbo para evitar que pacientes e acompanhantes vejam o processo de limpeza. Por fim, tire a roupa do paciente com cuidado. Então encha as bacias com água quente e prepare-se para inicia o banho de leito.

Banho de Leito

A melhor maneira de dar o banho no paciente acamado é dividindo o processo em pequenas partes. Comece pelas regiões de melhor acesso, com a pessoa deitada na cama com a barriga para cima. Coloque o sabonete em um dos recipientes com água, umedeça a esponja ou uma toalha de rosto e comece a esfregar cada parte do corpo delicadamente. Se você começar pela perna, por exemplo, primeiro esfregue com cuidado toda a região posterior. Depois enxágue cuidadosamente com outra toalha umedecida na água sem sabão. Remova toda a espuma. Então seque usando uma nova toalha seca e limpa.

Vá repetindo esse processo em cada uma das partes do corpo.

Depois de terminar a parte da frente, vire o paciente de lado para limpar o que ainda não foi limpo adequadamente. Depois de terminar a limpeza, auxilie o acamado a utilizar produtos cosméticos como o desodorante. Penteie os cabelos, vista uma roupa limpa e troque as roupas de cama que poderão estar molhadas.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *