Religiosidade e Espiritualidade na Terceira Idade
Cuidar da saúde física e mental é muito importante em qualquer idade. Mas se engana quem pensa que isso é o suficiente. O desenvolvimento da espiritualidade e da religiosidade nos indivíduos também é algo fundamental.
No caso dos idosos, traz uma série de benefícios, incluindo a qualidade de vida, a compreensão de vários fatores que envolvem as etapas da vida do ser humano, é importante por estimular o respeito pelo seu próximo e também contribui para estimular a tolerância entre as pessoas.
Religiosidade e Espiritualidade
A religiosidade influencia, de forma direta, na maneira que o indivíduo se relaciona com a sua família e com a sociedade como um todo. É importante pois ajuda os idosos na troca de experiência, na boa convivência em grupos com pessoas totalmente diferentes, além de contribuir para o respeito e estimular a solidariedade.
As pessoas, especialmente os idosos, precisam da convivência em grupo. Ainda mais nessa fase da vida, em que muitos têm a tendência a se isolarem, e acabam não tendo um bom relacionamento nem mesmo com os próprios parentes.
A terceira idade é uma fase que a pessoa se sente inútil, e com um enorme sentimento de solidão. E a religiosidade é muito importante nesse sentido, pois estimula o convívio com muitas outras pessoas, onde todos dividem experiências, e convivem de maneira solidária e respeitosa.
Além do mais, quando acreditamos em algo maior do que a gente, que existe Deus, um ser superior, percebemos que tudo na vida tem um propósito, aceitamos com mais tranquilidade todas as fases que precisamos viver, e temos a certeza de que tudo ficará bem no final.
Pois acreditamos que não estarmos sozinhos e que aquele momento que estamos vivendo tem uma importância, ainda que a gente não entenda na hora. Até mesmo nos momentos em que é preciso enfrentar uma doença, as pessoas religiosas conseguem ter mais serenidade e confiança.
A religiosidade ajuda as pessoas a enfrentarem as dificuldades e os desafios que a vida oferece com mais facilidade. O idoso encontra atividades que o ajudam a desenvolver a sua solidariedade, entende a importância de conviver em grupos, faz muitas amizades e aprende a importância que o ser humano tem, independente da sua idade.
A religiosidade e a espiritualidade trazem mais serenidade para a vida de todas, principalmente para os idosos. Ao fazer algo que lhe proporcione bem-estar, eles tendem a ter mais qualidade de vida.
Qual o Impacto da Religiosidade na Terceira Idade
As pessoas que rezam apresentam mais chances de se sentirem felizes e mais satisfeitas do que aquelas que não creêm em nada. As pessoas religiosas acreditam mais, demonstram mais segurança, são muito mais otimistas e revelam uma alegria maior de viver.
Para proporcionar tantos benefícios, é importante que o indivíduo pratique a religiosidade e a espiritualidade de forma regular. Que tenha compromisso com a sua fé e com Deus. Somente assim ele conseguirá perceber as mudanças que acontecem em sua vida.
Como a Religiosidade e a Espiritualidade Ajudam a Lidar Com o Envelhecimento
Quando o indivíduo não se prepara para o envelhecimento ao longo da vida, ele tende a ter mais dificuldade de lidar com as etapas que são inevitáveis. Muita gente pode sentir medo e tristeza quando pensa que a terceira idade é a última fase da sua vida. Pensamentos como esse podem desencadear sérios quadros de depressão.
A religiosidade ajuda o indivíduo a aceitar a velhice de forma mais natural e sem sofrimento. É por isso que a espiritualidade é tão importante nessa fase. Quando a pessoa aprende a desenvolver a sua fé, ela tem um envelhecimento mais tranquilo e aprende que nessa fase da vida ainda se tem muito o que fazer.