Como Ensinar o Idoso a Mexer no Celular? 

O mundo está cada vez mais tecnológico. Todos os dias surge uma novidade no mercado. Mesmo ficando antenado ainda não conseguimos acompanhar todas as mudanças. Se a gente bobear então, fica ainda mais difícil. Se para os jovens já não é fácil, imagina para quem pouco usa equipamentos mais modernos, como nossos avós, por exemplo.

Porém, a maioria dos idosos de hoje em dia, quer se modernizar e aprender a usar os novos modelos de celulares. É uma forma de eles se sentirem inseridos e terem uma distração mais.Também é importante pois ajuda a exercitarem a mente. É claro que o idoso terá mais dificuldade para mexer em smartphones e outros celulares tecnológicos. Por isso, a dica é escolher um aparelho em que possa ajustar o tamanho das letras na tela, ter muita paciência e explicar da forma mais simples possível.

Quais são as dicas para ensinar um idoso?

Acontece que nem todo mundo tem paciência ou sabe como ensinar um idoso a mexer nos novos aparelhos. Nos aparelhos mais antigos era mais fácil o ensino, pois eles possuíam teclas, eram mais simples e não tinham tantas funcionalidades. Com os smartphones, é mais complicado do idoso assimilar como o aparelho funciona, ainda mais porque grande parte deles nunca utilizou algo tão tecnológico antes.

No post de hoje, daremos algumas dicas muito úteis se você foi escalado para essa função, mas não sabe nem por onde começar. Também, iremos o ajudar a comprar um telefone que seja fácil  de mexer e ensinar a usar. Acompanhe abaixo:

Escolha um bom aparelho. O primeiro passo é saber o quanto o idoso sabe de tecnologia. Verifique o ele consegue fazer sozinho, veja se ele conhece as funções dos celulares mais modernos, e tudo o que ele consegue fazer, na prática, com o celular. Essa etapa é muito importante para você saber por onde começar, se terá que ensinar do zero ou se já está meio caminho andado.

Assim, também saberá qual aparelho comprar para o idoso. Opte pelos smartphones de telas maiores, pois muitos idosos tem têm dificuldade de enxergar as letras. Hoje em dia grande parte do mercado de telefones é tomado pelos aparelhos touch screen, e por isso mesmo ele é ideal para o idoso. Não o presenteie com um aparelho simples, pois ele pode se sentir ofendido e ultrapassado.

O Oba Smart é um Smartphone pensado para os idoso. É um aparelho mais simples, porém sem perder as funcionalidades.

Não presenteie um idoso com um celular lacrado. Facilite a vida do idoso. Ao presenteá-lo com um celular, você deve adiantar ao máximo, recarregue 100%, insira o chip, cadastre os contatos necessários, etc. Não deixe de cadastrar os telefones úteis como de ambulância, dos bombeiros, do SAMU, da polícia e do plano de saúde. Cadastre um e-mail, caso o aparelho seja com Android. Isso ajudará para que o idoso não se assuste ao receber o presente. Lembre-se que ele não conhece de tecnologia.

Configure o celular. Desative as notificações de rede, baixe o Facebook, Wattsapp, joguinhos, desative o Roaming, o bluetooth, configure os principais aplicativos na tela de início, configure os dados móveis, e etc.

O melhor a se fazer é realizar estas configurações junto ao idoso, mostrando a ele para que cada item serve. Isso irá evitar dele acionar coisas desnecessárias, as consumam dados ou baterias. Explique quais ícones serão necessários e quais não serão.

Configurações da tela. Outra coisa muito importante é ajustar a tela inicial, o estilo, o tamanho das letras, o brilho, configure o tempo que a tela ficará acessa após um tempo sem nenhuma atividade. No caso dos idosos, o ideal é configurar um tempo maior. Escolha um toque mais alto para as chamadas, selecione a opção de economia de bateria, mantenha a “localização” ativada, para uma eventual necessidade, crie um bloqueio de tela fácil de o idoso usar. É muito importante não deixar de ter um bloqueio.

Quem não conhece as novas funções do celular, pode ficar muito intimidado no primeiro contato. Se você já entrega o celular com as suas principais funções configuradas, automaticamente o idoso se sentirá mais encorajado a aprender a usá-lo.

E terá uma boa desenvoltura em pouco tempo. Isso é muito importante para ele se sentir mais inserido na sociedade, na família, e com mais autonomia também, pois poderá entrar em contato com quem quiser, na hora que desejar, sem precisar ficar aos outros a todo momento.

Os idosos precisam se sentir independentes e atualizados. Isso ajuda muito para que eles não se isolem. O isolamento pode até mesmo adoecer as pessoas. Todo mundo precisa se sentir parte de algo. E aprender coisas novas é uma grande motivação, seja qual for a idade. E os familiares têm como função ajudá-los nessas novas tarefas, para que eles não desanimem e tenham mais motivação para seguir. É preciso, antes de mais nada, entender que eles têm muito pouco contato com esse mundo tecnológico. Por isso, começar do zero será preciso em quase 100% das vezes. E explicar também quantas vezes for preciso.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *