Dinâmicas para Idosos: Conheça os Benefícios

Ao chegar na terceira idade é interessante criar vínculos e manter o contato com novas pessoas. Ter laços de amizade e se manter informado sobre o que acontece no mundo pode ser muito importante para a saúde mental do idoso e evitar que a pessoa fique “caducando”, como diria a sabedoria popular.

Uma forma de incentivar esse convívio social e consequentemente estimular o desenvolvimento e ganho de aptidões cognitivas é praticar dinâmicas em grupo. Além de ser uma ótima forma de entretenimento pode ser fonte de grandes ganhos para a qualidade de vida do paciente.

Conheça os benefícios dessas dinâmicas e algumas opções para que você possa testar esse técnica com os idosos de seu convívio. Confira!

Quais os Benefícios das Dinâmicas?

O principal benefício relacionado às dinâmicas está ligado ao lado social e cognitivo do idoso. Práticas como essa, além de ser fonte de novas amizades e experiências, também são um ótimo passa tempo e estimulam pontos como:

  • Convivência com outros idosos;
  • Convivência com pessoas em outras faixas etárias;
  • Estimula e desenvolve a comunicação;
  • Estimula a atividade mental;
  • Entre outros fatores.

Após conhecer os benefícios você pode se perguntar qual é a dinâmica que deve ser adotada na busca desses objetivos. A verdade é que as possibilidades são diversas. O mais importante é promover uma interação entre as pessoas participantes, para isso, o condutor da dinâmica deve ter em mente que é importante estimular o envolvimento e o raciocínio de todos.

Atividades simples podem oferecer resultados extremamente satisfatórios, tanto para os idosos, quanto para os profissionais que acompanharem a prática. A seguir iremos apresentar duas dinâmicas simples para que possam servir de exemplo na construção ou escolha da opção que você irá aplicar. Veja:

Dinâmica do Papel Colorido

Para a realização dessa dinâmica você irá precisar apenas de tiras de papel colorido. O objetivo aqui é dar espaço para que os idosos falem sobre seus sentimentos e o que estão pensando e/ou vivendo naquele momento. Sempre de maneira leve e descontraída.

Para isso, quem estiver conduzindo a atividade deve pedir para que todos os participantes fechem os olhos por alguns instantes e pensem nos sentimentos presentes naquele momento. Em seguida, cada idoso deverá escolher a tira com a cor que melhor representa o sentimento que ele pensou.

Quando todos já tiverem optado por uma cor, eles deveram ser divididos em grupos de acordo com a escolha que foi feita. Com isso, dê a eles tempo para que conversem sobre os motivos que levaram a escolher determinada tira de papel, incentive que os participantes compartilhe seus sentimentos uns com os outros.

Ao final, faça um circulo e promova um debate sobre tudo que foi levantado nas conversas. Esse é um meio de conhecer todos os integrantes do grupo de maneira mais profunda, por isso dê à eles espaço e liberdade para falarem daquilo que julgarem necessário.

dinamica

Estimule o convívio social com o uso de dinâmicas em grupo.

Dança de Salão

Outra maneira de promover interação entre os integrantes de um grupo de idosos é o uso da dança em uma dinâmica. Em um primeiro momento solicite a formação de duplas, coloque uma música e oriente que enquanto eles dançam devem dizer informações básicas como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Cidade de Origem;
  • O que gostam de fazer;
  • O que gostam de comer;
  • Entre outras coisas.

Ao seu sinal as duplas devem ser trocadas e a música só para quando todo mundo tiver dançado com todo mundo. Essas são formas simples de estimular a interação entre os idosos e de conhecer cada um deles. Fora que outros estímulos podem ser destacados, como a capacidade de vincular o sentimento à uma cor, ou a atividade física envolvida na dança.

As dinâmicas citas aqui foram retiradas do site Portal IBC. Se você conhece alguma outra opção, deixe aqui nos comentários. Fale, também,  quais os resultados que foram obtidos. Vamos adorar conhecer a sua experiência.

Relacionados

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *