Qual o Preço médio de uma Casa de Repouso? 

Muitos idosos não tem condições de serem deixados em casa sozinhos, devido a estado de saúde, psicológico e etc. Assim, surge a necessidade de serem tomados cuidados extras. Comumente, as famílias não conseguem se organizar para garantir ao membro familiar todos os cuidados requeridos. Assim, entra em pauta as casas de repouso.

Estas casas são domicílios responsáveis por garantir o bem estar do idoso ali presente, o auxiliando com atividades rotineiras. Lá, eles encontram mais tranquilidade, conforto, atividades de recreação, e a companhia de mais pessoas 24 horas por dia. Porém, tomar a decisão acerca de qual local é melhor para o idoso é algo a ser analisado cuidadosamente, buscando sempre as melhores condições e um custo que a família consegue arcar tranquilamente. Ainda, há diversas dúvidas sobre despesas referentes a estes assuntos, as quais tentaremos sanar com as informações necessárias.

Quanto Custa Morar em Uma Casa de Repouso?

A maioria das casas de repouso oferecem bons serviços, oferecidos por profissionais competentes e sérios, o preço não costuma ser muito baixo. É possível encontrar casas de repouso cobrando a partir de R$ 894,00 , valor médio determinado pela Proteste – Associação dos Consumidores. E esse valor pode chegar a R$ 8.000,00 por mês dependendo do nível da instituição, dos profissionais disponíveis, das instalações físicas.

O maior aspecto que interfere nos preços das casas de repouso é o nível de dependência que o idoso apresenta. Assim, poderá ser determinado se ele precisará de acompanhamento constante de enfermeiros e cuidadores, ou se apresenta alguma especificação médica que necessite de atendimento regular.

idoso xadrez

Idosos tem acesso à recreação em casas de repouso.

Também, há algumas variáveis em relação às acomodações. Algumas casas de repouso oferecem quartos individuais e, outras, quartos compartilhados. O preço nestes casos varia com o nível de privacidade que o cliente deseja. Ou então, pode ser variável devido ao número de idosos que utilizam o mesmo banheiro. São questões a serem analisadas quanto a estadia do indivíduo.

Mas, além de prestar atenção ao preço, é importante ressaltar que os locais analisados devem estar de acordo com a norma sanitária vigente pela Anvisa, para que o idoso tenha sua qualidade de vida assegurada. A instituição deve ter cadastro e estar de acordo com a regras da Vigilância Sanitária do município onde se encontra.

É imprescindível observar se as instalações possuem barras de apoio nos banheiros, corrimãos e opções diferentes às escadas. Observar se há infiltrações e se as paredes possuem mofos também são pontos importantes a serem lembrados. Deve-se sempre optar pelos estabelecimentos em dia com as manutenções.

A norma estabelece que as casas de repouso tenham no mínimo seis refeições diárias, pois é de conhecimento geral que os idosos passam a comer pouco a cada refeição. É necessário que a instituição ofereça acompanhamento nutricional com um profissional adequado. O responsável pela instituição também deve responder aos requisitos, possuindo formação técnica com nível superior, não necessariamente na área da saúde.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Companhia e Atendimento emergencial: o idoso é monitorado 24 horas por dia. Assim, se ele precisar de um atendimento emergencial, terá sempre alguém para lhe socorrer na mesma hora. O idoso não fica sozinho pois, além dos seus colegas, eles também contam com a companhia dos profissionais que trabalham no local.

Atividades de recreação: nas casas de repouso, o idoso tem a possibilidade de participar de muitas atividades de recreação, onde ele desenvolve a criatividade e se socializa mais com outras pessoas. Além de também desenvolverem mais a mente e o corpo.

Sentimento de abandono: muitos idosos podem se sentir abandonados pela família. Por isso, antes de decidir sobre deixar ou não o idoso em uma casa de repouso, é preciso conversar com ele, sempre que possível, e verificar se ele está de acordo e se quer se mudar para uma casa de repouso. Leve o idoso em todas as casas que visitar para que ele ajude no processo de escolha.

Saudade da família: até se acostumarem, os idosos podem se sentir tristes e até depressivos, pois sentem muita falta da sua família. Por isso, é importante a família estar sempre presente, não deixar de acompanhar o idoso e de ajudar a cuidar dele, não só durante a fase de adaptação, como em todos os momentos.

Convívio com o mundo exterior: ainda que o idoso tenha contato com muitas pessoas na casa de repouso, ele não deixará se sentir falta das coisas fora do local.

É importante lembrar que a família não deixa de ter responsabilidade sobre os cuidados com o idoso que está morando em uma casa de repouso. A instituição serve como um apoio, um serviço contratado para ajudar nos cuidados com a pessoa. A família precisa estar sempre presente e ajudando no que puder, para que o idoso tenha o máximo de qualidade de vida possível.

Ainda, as famílias que não puderem custear uma casa de repousos podem optar por Instituições de Longa Permanência para Idosos, que podem ser ou não governamentais. Assim, conseguem domicílio gratuito para os necessitados, mediante análise de renda. Diversas ONGs oferecem este serviço gratuito.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *