Atividades de Recreação Para Idosos em Casa de Repouso
Embora a maioria das pessoas tenha uma visão distorcida do que é uma casa de repouso, é importante frisar que essas instituições, quase sempre, oferecem bons serviços e ajudam a proporcionar mais qualidade de vida para os idosos.
Como as pessoas da terceira idade não têm muitas distrações, elas tendem a ficar mais isoladas, tristes e até depressivas se ficarem em casa, mas sem a devida atenção. Nas casas de repouso, além do acompanhamento de profissionais da saúde e da companhia dos colegas, eles também participam de inúmeras atividades de recreação, que servem para elevar a sua autoestima, ajuda a trabalhar o corpo e a mente e afasta de vez problemas como depressão e solidão.
Quais os Benefícios das Atividades Recreativas Para Idosos?
Como dissemos, as atividades recreativas contribuem para a saúde do idoso como um todo. Abaixo, listamos os principais benefícios que elas oferecem:
Trabalha o corpo, a mente e a memória: ao participar das atividades, o idoso mantém o seu corpo em movimento e a sua mente sempre trabalhando. E isso é muito importante nessa fase da vida, para evitar o sedentarismo e muitos problemas de saúde. Além do mais, eles também trabalham a memória, o que contribui para afastar certas demências também.
Integração social: as atividades de recreação estimulam o convívio social. As atividades são realizadas em grupo para que os idosos interajam entre si. Isso ajuda a combater a solidão e a depressão. Ainda que morem com seus familiares, os idosos costumam se sentir sozinhos, pois quase nunca alguém tira um tempo para dar atenção a eles.
Nas casas de repouso, o idoso conhece muita gente e acaba criando vínculos com os seus colegas. O que é muito bom! Algumas das atividades de integração social são dinâmicas, bingos, cartas, e etc.
Melhoria da coordenação motora: mais um benefício muito importante das atividades de recreação. Quando o idoso movimenta o corpo, ele está contribuindo de forma significativa para a sua saúde. Atividades de caminhada e de dança, por exemplo, ajudam a manter os músculos mais saudáveis, elimine muitas dores pelo corpo, ajuda a manter o peso ideal e cuida da saúde do coração. Ou seja, o idoso só tem a ganhar. E não precisa ser nada que vá exigir muito esforço. Atividades leves são mais do que suficientes para manter a saúde em dia.
E não é apenas o corpo que sente os benefícios de uma coordenação motora melhor, a mente também. Ao praticar atividades físicas, o corpo libera o hormônio da felicidade, chamado endorfina. Com isso, a tristeza passa bem longe.
Exemplos de Atividades de Recreação Para Idosos
Listamos abaixo algumas sugestões bem divertidas de atividades de recreação para os idosos que eles vão adorar:
Musicoterapia: através da música, os idosos conseguem melhorar a sua saúde física e mental. É uma atividade que trabalha com a parte física, com o psicológico e até o lado espiritual do idoso. Contribui de uma maneira significativa para a saúde.
Oficinas de culinária: essas atividades ajudam o idoso a exercitar a sua memória, pois eles preparam pratos que gostam de comer, e exercitam também a sua atenção. Se a atividade for feita em grupo, também irá estimular a interação com os demais colegas e o trabalho em equipe.
Ioga: essa atividade ajuda a trabalhar o equilíbrio, a concentração, a flexibilidade, a postura, e muito mais. E, como se não bastasse, ela também trabalha a mente, mantendo o idoso mais relaxado e emocionalmente mais estável.
Dança: a dança é um excelente exercício. Além da diversão que ela promove, também contribui para manter o corpo e mente sadios. E ainda estimula o convívio social.
Jogos: jogos de tabuleiro, dominó, damas, xadrez e até cartas são atividades muito interessantes que ativam o cérebro, desenvolve espírito de competição e cooperação além de distrair e passar o tempo.
E muito mais…