Gerontologia e Geriatria: O Que São e Porque São Importantes? 

Que os idosos precisam de cuidados especiais e atenção diferenciada, todos sabem. Além daquelas dadas pela família, também foram criadas algumas especialidades que trabalham especificamente do envelhecimento e dos idosos. No post de hoje, falaremos sobre a Gerontologia e a Geriatria. Se você não sabe do que se trata, continue lendo.

O Que é Gerontologia?

A gerontologia é o estudo do envelhecimento, levando em conta os aspectos psicológicos, biológicos, sociais, dentre outros. É um campo profissional e científico que atua nas inúmeras questões que envolvem o envelhecimento e tem como foco descrever e explicar como funciona o processo de envelhecimento, considerando todos aspectos envolvidos nesse processo. A Gerontologia, então, vai muito além do próprio envelhecimento corporal.

No âmbito profissional, a gerontologia atua como uma medida preventiva, e também intervém para que o idoso tenha mais qualidade de vida ao longo da sua velhice.

Os profissionais da gerontologia são aqueles com formação superior em áreas como Nutrição, Serviço Social, Direito, Terapia Ocupacional, Psicologia, dentre outras. É preciso que o profissional tenha um olhar interdisciplinar partindo da sua área de atuação. O profissional também precisa receber o Título de Especialista em Gerontologia, oferecido pela SBGG mediante concurso.

Quais São as Áreas de Atuação da Gerontologia

São muitas as áreas de atuação do profissional da Gerontologia. Dentre elas, estão:

gerontologia geriatria

A gerontologia é um campo mais amplo que a geriatria

  • Promoção de saúde
  • Segurança e defesa dos direitos
  • Reinserção no contexto social
  • Atividades corporais e comportamentais
  • Ensino
  • Controle e tratamento de doenças
  • Adaptação ambiental
  • Educação
  • Educação comunitária
  • Antropologia
  • Pesquisa

E muito mais…

Como é a Atuação do Profissional da Gerontologia?

O profissional da gerontologia atua em várias frentes. Confira abaixo:

Prevenção: o profissional faz sugestões de possíveis intervenções para prevenir os principais problemas que acometem os idosos, de forma a contribuir para a criação de condições que favoreçam o envelhecimento da melhor forma possível.

Reabilitação: quando as perdas são resgatáveis, ele age propondo soluções. E quando as perdas são irreversíveis, ele propõe soluções que criem alternativas individuais para que a pessoa continue tendo uma vida digna.

Ambientação: intervém para que sejam criadas condições de adequadas de locomoção, para que o idoso possa circular com facilidade e segurança nos locais que frequenta ou vive.

Cuidados paliativos: no caso de doenças irreversíveis e progressivas, esse profissional propõe soluções que compreendem todos os aspectos da vida do idoso, assim como também para os seus familiares. De maneira que o idoso tenha o máximo possível de bem-estar até os seus últimos dias.

O Que é Geriatria?

É uma especialidade médica integrada na área da gerontologia que visa promover mais saúde para os idosos, além de atuar na prevenção, nos cuidados paliativos e na reabilitação. É uma área que abrange não só os cuidados para o envelhecimento saudável, mas também o tratamento de doenças e até a reabilitação dos idosos.

O médico geriatra é aquele que tenha se especializado em cuidar de idosos. Para se tornar um especialista, é preciso que esse profissional seja aprovado no concurso específico e tenha obtido o Título de Especialista em Geriatria pela SBGG/AMB, ou tenha feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Como o Médico Geriatra Atua?

Esse profissional analisa inúmeros aspectos em sua avaliação clínica. Em geral, as consultas com ele são mais demoradas devido a essa abordagem mais ampla.

O geriatra, além de tratar doenças comuns aos idosos como o diabetes, demências, osteoporose e a hipertensão arterial, também atua em problemas com causas diversas, como é o caso de tonturas, tendência a quedas e etc. Além do mais, o geriatra também é capaz de tratar com paliativos aqueles pacientes que apresentam doenças que não têm cura.

A geriatria é uma área que vem crescendo bastante, e que traz mais qualidade de vida para a terceira idade.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *