Doenças CID10 Em Idosos: Quais as Mais Comuns? ?

É muito comum encontrarmos a sigla CID em atestados médicos. No entanto, nem todo mundo sabe o que significa. CID quer dizer Classificação Internacional de Doenças, e ela serve para informar os códigos referentes à classificação das doenças e de inúmeros sintomas, reclamações, situações anormais e de causas externas para as doenças e tipos de ferimentos. Essa classificação foi publicada pela OMS, ou Organização Mundial de Saúde.

O objetivo do CID é manter uma padronização da codificação das doenças e também de problemas de saúde. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre as doenças CID mais comuns em idosos. Confira abaixo.

Doenças CID mais comuns em idosos

Hipertensão Arterial: de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), mais de 50% da população idosa possui essa doença. Ela acontece quando a pressão do paciente está acima de 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) ou, como se lê popularmente, 14 por 9.

Doença de Parkinson: mais comum em pessoas idosas, essa doença causa a degeneração neurológica de forma crônica. Essa doença acontece quando o sistema nervoso do paciente passa por alguma degeneração numa região do cérebro que recebe o nome de substância negra. Ainda não existe uma maneira de prevenir essa doença. No entanto, é possível controlar os seus sintomas, que se dividem em dois grupos: motores e não-motores.

Cuidado com Cadasil começa cedo, mas a doença tende a ficar mais grave na fase idosa

Dentre os sintomas motores, estão: rigidez muscular, tremores e bradicinesia (que é a dificuldade que o paciente tem para iniciar qualquer tipo de movimento voluntário). Quanto aos sintomas não-motores, esses podem ser: depressão, alteração no sono, demência, raciocínio lento, alucinação e ansiedade.

Diabetes: essa doença é provocada pela falta de insulina ou pela má absorção da mesma. Ela é um hormônio responsável pelo correto aproveitamento da glicose como forma de energia para o corpo. É uma das doenças que mais acometem os idosos. Ela causa o aumento dos níveis de açúcar de maneira perigosa, podendo causar sérios problemas de saúde, como insuficiência renal, ataque cardíaco, lesões nervosas, cegueira, e etc. Pata tratar o diabetes tipo 2, o paciente pode fazer uso de medicamentos injetáveis ou orais. Além de manter hábitos saudáveis de vida, com a prática regular de atividade física, e uma alimentação balanceada.

Câncer: essa doença acontece quando as células anormais no organismo crescem de maneira desordenada. É mais comum de acontecer na terceira idade, embora também possa acontecer com pessoas mais novas também. Os tipos mais comuns de câncer em idosos são: próstata, mama, pulmão, estômago, bexiga, linfoma não-Hodgkin, colorretal e câncer de pele.

Doença de Alzheimer: essa doença neurodegenerativa é muito comum em idosos, e provoca o declínio das funções cognitivas. Ela começa provocando a perda da memória recente no paciente, fazendo com que a pessoa se lembre muito bem de algo que lhe aconteceu anos atrás, mas se esquecer do que acabou de comer na refeição. A doença de Alzheimer danifica as células cerebrais e provoca a sua morte.

A causa específica dessa doença ainda é desconhecida. Ao que tudo indica, o paciente parece ter uma certa predisposição genética a desenvolver o problema. É uma doença que apresenta quatro estágios. Sendo que, no primeiro, os sintomas costumam ser confundidos com problemas relativos à idade, como esquecimento, habilidades visuais e de espaço e alterações na personalidade. Ao chegar em seu estágio final, a doença faz com que a pessoa fique 100% dependente dos outros, até morrer.

Por isso, é muito importante que o idoso mantenha hábitos saudáveis de vida, que tenha uma alimentação balanceada, que pratique atividade física compatível com as suas condições regularmente, e que exercite muito a memória. Esses cuidados, certamente, farão toda a diferença para que o idoso tenha mais qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável possível.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *