Catarata em Idosos – Como Reconhecer os Sintomas?
A catarata é caracterizada por uma opacidade que acontece no cristalino, ou seja, na lente natural do olho. O idoso com catarata fica com a visão nublada. A sensação é de estar olhando em uma janela embaçada.
É um problema que começa de forma lenta, gradual. No início, não afeta muito o cotidiano da pessoa. Porém, com o passar do tempo, ela acaba causando muitos problemas para o idoso enxergar. O número de pessoas com catarata tende a crescer cada vez mais, pois a expectativa de vida está crescendo muito. E, a catarata, é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.
Catarata
Abaixo, listamos os principais tipos de cataratas e as suas características.
Catarata congênita: é um tipo de catarata que acontece no nascimento da criança ou se desenvolve no decorrer do seu primeiro ano de vida. Não é muito comum de acontecer. Geralmente, acomete 1 a cada 5 mil crianças. E costuma surgir quando a mãe faz uso em excesso de álcool ou de drogas durante a gravidez.
Catarata traumática: é um tipo que acontece após a pessoa sofrer algum tipo de lesão no olho. E pode acontecer anos após a lesão.
Catarata que se desenvolve devido à idade: também conhecida como catarata senil. E acontece devido ao envelhecimento. São três os tipos de catarata que acontecem por causa da idade:
Catarata cortical: surge na forma de cunha e acontece nas extremidades do núcleo.
Cataratas nucleares: são formadas no centro da lente, e faz com que o núcleo do olho fique opaco ou turvo. A coloração do centro do olho pode ficar com uma tonalidade castanha ou amarelada.
Catarata subcapsular posterior: esse tipo afeta a parte traseira da lente, e se forma com mais rapidez do que as outras.
Catarata de radiação: é um tipo que costuma se desenvolver após o paciente se submeter a um tratamento que envolva radiação. Como tratamentos contra o câncer, por exemplo.
Quais Sãos os Sintomas da Catarata Em Idosos?
Não são todos os tipos de cataratas que afetam a visão e a vida do idoso. No caso daquelas que afetam, os sintomas mais comuns são visão dupla e problema para dirigir à noite por causa do brilho dos faróis. Além disso, a visão fica confusa, embaçada, nublada ou nebulosa e há alterações frequentes na prescrição dos óculos.
Ademais, acontece a redução da sensibilidade ao contraste e às cores, redução da visão noturna, a visão fica boa de perto e, logo em seguida, fica ruim.
Fatores de Risco Para a Catarata
O envelhecimento do cristalino é uma situação bem comum em pacientes da terceira idade. Mas também pode ser provocada por outros problemas também, que não estejam relacionados com idade do paciente.
A catarata tipo senil, muito provavelmente, acontecerá em quase todas as pessoas. Especialmente em quem tem mais de 70 anos de idade. No entanto, existem alguns fatores que aumentam o risco de a pessoa desenvolver o problema, como expor muito os olhos à luz solar ou a luzes ultravioletas.
Ademais, a obesidade, fatores genéticos, hipertensão arterial, idade, tabagismo, lesão no olho, uso de corticoides, histórico familiar da doença, infecção pelo vírus HIV, Diabetes Mellitus, sedentarismo e consumo de álcool em excesso.
Cirurgia de Catarata
O tratamento da catarata é feito por meio de cirurgia. E independe da idade do paciente. O que vai determinar a necessidade de se fazer ou não o procedimento é o grau de comprometimento da visão.
Durante a cirurgia, o cristalino do olho é retirado. Em seu lugar, é colocada uma lente ocular que servirá para reduzir as alterações da visão.