Como Escolher Andador para Idosos?

A dificuldade de locomoção pode representar uma grande perda na independência e qualidade de vida de um idoso. Por esse motivo, adotar o uso de instrumentos que facilitem essa movimentação, pode ser um recurso importante a ser considerado pela família.

Nesse caso podem ser adotados o uso de bengalas, andadores, cadeira de rodas, entre outras opções. Isso de acordo com o nível de limitação apresentado pelo idoso. Com o intuito de lhe ajudar na escolha desse instrumento, vamos falar sobre as características que precisam ser consideradas quando você for comprar um andador. Confira!

Como Escolher um Andador?

É importante ter em mente, antes de qualquer coisa, o nível de limitação que o paciente apresenta. O andador é recomendado para pessoas que tenham dificuldade em realizar o movimento das pernas necessário para caminhar, ele pode conferir uma grande ajuda no equilíbrio do paciente, bem como na realização dos movimentos e aplicação de força no membros inferiores.

Justamente por auxiliar nesses pontos chaves, quando for escolher o andador ideal para cada indivíduo é importante ficar atento às seguintes características:

Altura: Todos os andadores precisam apresentar um sistema de regulagem de altura seguro. Afinal, as pessoas são diferentes e também possuem alturas distintas e em todos os casos o andador deve permitir que a pessoa mantenha uma postura correta. Geralmente essa regulagem é feita por sistema de pinos ou rosca, podendo atender pessoas de 1,5 até 2 metros de altura. Esteja sempre atento à esse intervalo.

Modelo: Outro ponto importante é sobre o modelo, aqui entram dados como o número de pés e se há ou não rodinhas. O andador mais comum possui quatro pernas, o que confere mais estabilidade ao equipamento e consequentemente ao paciente. Outro detalhe importante é a presença de rodinhas, estas podem facilitar a locomoção e o uso pelo idoso, mas dependendo da limitação apresentada podem representar um risco, por exigir um esforço maior para frear.

andador

Saiba como escolher um Andador

Fácil translado: Em outras palavras, dê preferência para os andadores que possuam um sistema de fechamento, isso facilita que o aparelho seja carregado de um lado pro outro, podendo ser guardado em porta-malas e outros momentos propícios com uma maior facilidade.

Resistência: Ao escolher o aparelho tenha consciência do limite de carga suportada e da resistência do material escolhido. Em média, esse tipo de equipamento suporta até 130kg, mas podem existir modelos com limites diferentes disso. Portanto de acordo com o peso da pessoa pode ser necessário realizar medidas preventivas, como a troca do modelo por um mais resistente.

Indicação Profissional: É importante também buscar a opinião de um médico, geralmente o uso desses aparelhos é indicado pelo profissional que acompanha a saúde do idoso, mas caso a ideia tenha sido sua, busque a opinião de um especialista para saber se essa é mesmo a melhor saída no seu caso.

Uma vez que já tenha escolhido qual andador irá usar é importante ter paciência ao período de adaptação do idoso com o aparelho, assim como outras mudanças que serão necessárias. Ao iniciar o uso de um andador, você poderá se deparar com a necessidade de aumentar a largura das portas para o aparelho passar sem dificuldades, por exemplo.

Casas com muitos móveis, escadas, tapetes e outros artigos também podem prejudicar o uso do andador pelo idoso, entre outros fatores. Por isso é importante estar atento à adaptação e tomar as providencias necessárias, no menor prazo de tempo possível.

Ficou com alguma dúvida sobre a escolha ou uso do aparelho? Comenta aqui e teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *