Quando Fazer a Cirurgia de Catarata?
Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a catarata e como ela acontece. Recebe o nome de catarata todo tipo de perda de transparência do cristalino, que é uma lente que se encontra atrás da íris. Pode ser adquirida ou congênita, ainda que não cause nenhum tipo de prejuízo para a visão.
Esta doença pode ser tratada com uma cirurgia, que depende de uma recuperação muito cuidadosa. Entenda abaixo como esta cirurgia é realizada e mais.
Como curar a catarata?
A catarata é um problema que acontece mais comumente em pessoas idosas. E é a responsável por causar 47,8% de casos de cegueira em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Uma dúvida muito comum que as pessoas costumam ter é se a catarata acontece sempre nos dois olhos. A resposta é que esse problema pode acontecer em apenas um dos olhos ou nos dois. Tudo vai depender do que está causando o problema.
O Que Causa a Catarata?
Um problema multifatorial, que pode ser tanto adquirido quanto congênito. O fator que mais provoca a catarata é o envelhecimento do cristalino devido à idade. E recebe o nome de catarata senil. Daí o fato de ela acometer as pessoas idosas na maioria dos casos.
Mas a catarata também pode estar associada com algum tipo de alteração metabólica que acontece devido a algum tipo de doença sistêmica, como o Diabetes Mellitus, por exemplo.
Quais São os Sintomas da Catarata?
Em grande parte dos casos, não é possível diagnosticar a catarata a olho nu. Na fase inicial, nem os portadores conseguem identificar. O recomendado é se consultar com um oftalmologista. Após os exames, ele poderá confirmar ou não a presença de catarata e qual é o melhor procedimento cirúrgico para cada caso.
Alguns principais sintomas de catarata são visão embaçada, enxergar as cores como se estivessem desbotadas, frequente alteração no grau dos óculos, reflexos espalhados ao redor da luz e sensibilidade maior à luz.
Como Evitar a Catarata?
Como dissemos, a maioria dos casos de catarata acontecem devido ao envelhecimento do cristalino. Sendo assim, não há o que se fazer para impedir a predisposição genética. Há, no entanto, algumas formas de diminuir os riscos da doença como, por exemplo manter o Diabetes Mellitus controlado, se proteger contra traumas, evitar o consumo de cigarro, evitar o consumo de corticoides e se proteger também da radiação ultravioleta.
A Catarata Tem Cura? Quando Fazer a Cirurgia?
Sim. A catarata tem cura e a mesma se dá por meio de uma cirurgia, em que a lente natural é retirada e, em seu lugar, é colocada uma lente artificial transparente, que recebe o nome de lente intraocular.
O momento de fazer a cirurgia de catarata é quando o paciente sente a necessidade e a vontade de enxergar melhor. Em alguns casos, o oftalmologista pode indicar a realização do procedimento para impedir que o cristalino doente cause algum tipo de complicação. Ou ainda quando houve a necessidade de avaliar e de tratar alguma doença do nervo óptico ou da retina.
Dessa forma, podemos concluir que todo paciente que apresente problema de catarata pode realizar a cirurgia. A cirurgia é feita em um olho de cada vez. Assim, os médicos podem avaliar como foi o resultado da primeira cirurgia e se programarem melhor para a próxima.
Após a realização da cirurgia e retirada da catarata, a mesma não voltará mais. O que costuma acontecer é a intensidade da fibrose na membrana ficar opaca. Isso atrapalha a visão. Essa fibrose atua como um suporte para a lente intraocular. Pata solucionar esse problema, é feito um procedimento chamado capsulotomia por Yag LASER. A realização é ambulatorial, sem dor, e que melhora muito a visão.