Razões Porque Escolher Uma Casa de Repouso ou Asilo
Hoje em dia, na grande maioria dos lares, todas as pessoas trabalham fora o dia inteiro. E muitas famílias, além de filhos pequenos, têm também um idoso que precisa de cuidados. Essa é a realidade de muita gente. Até um certo tempo atrás, falar em internar um idoso em um asilo ou em uma casa de repouso era sinônimo de abandono e descaso.
Porém, com o cenário atual, as pessoas estão começando a perceber que, na maior parte das vezes, essa tem sido a melhor opção. Pois é a única maneira de garantir que o idoso tenha os cuidados de que necessita. Ainda mais se ele tiver algum problema de saúde, como o Alzheimer, por exemplo. Idosos, geralmente, precisam de usar vários medicamentos no decorrer do dia. E muitos não têm autonomia para se medicarem sozinhos, devido a vários fatores, como problemas de saúde, por exemplo.
Casa de Repouso x Asilo
Se a família tiver condições de contratar um cuidador de idosos, tudo bem. Porém, isso também não é possível para a maioria das famílias. Pois a renda média do brasileiro não permite.
Quanto aos asilos públicos, existem poucos no Brasil. Por isso, o mercado vem oferecendo algumas outras instituições com muito conforto, equipe médica especializada, atividades de recreação e muitos outros serviços para os idosos. No entanto, são locais particulares, que custam muito caro em relação às condições financeiras da maioria das famílias.
Benefícios de Uma Casa de Repouso ou Asilo
Na hora de decidir sobre internar ou não o idoso em uma casa de repouso ou asilo, surge uma enorme dúvida, um grande sentimento de culpa, ainda que a família não tenha outra alternativa. Por isso, listamos abaixo os principais benefícios que uma casa de repouso ou asilo oferece para ajudar na hora de tomar a decisão.
Medicação no horário correto, o que nem sempre a família pode fazer, convivência com pessoas da mesma faixa etária, segurança, auxílio na execução de tarefas simples, como tomar banho, se alimentar, e etc., especialmente quando o idoso não consegue se cuidar sozinho, alimentação de qualidade e nos horários certos.
Combate à solidão. Quando o idoso fica sozinho, ele pode acabar desencadeando uma depressão provocada pela solidão. Como nessas instituições eles estão rodeados de pessoas o tempo todo, o risco é bem menor. Além do mais, esses locais oferecem atividades;
Instalações adequadas. Nem sempre a casa da família tem uma estrutura que facilita a locomoção do idoso. As casas de repouso e nos asilos são construídos pensando em promover o fácil acesso dessas pessoas em todas as dependências,
Importância do Convívio do Idoso Com a Família
Embora as casas de repouso e os asilos ofereçam uma série de benefícios para os idosos, essa deve ser sempre a última escolha. Nada substitui o convívio com a família. Estar ao lado de quem eles amam faz com que eles se sintam amados e acolhidos.
O crescimento acelerado do número de idosos no Brasil trouxe uma série de questões a serem analisadas. Dentre elas, está a questão do amparo e acolhimento por parte das famílias. E, quando isso não for é possível, outra questão que também ganha força, é onde deixar o idoso quando este necessita de cuidados específicos, seja por um problema de saúde, seja por não ter uma pessoa para lhe ajudar no dia a dia.
Se mudar para um asilo pode provocar uma tristeza muito grande no idoso. É por isso que a família não pode deixar visitá-lo. Ele deve saber que não está sozinho. E que sua família estará sempre por perto quando ele precisar.