Idoso Pode Pintar o Cabelo?
Um dos sinais de que a terceira idade chegou são os fios brancos. Embora seja algo comum e natural, muitas pessoas não gostam, e preferem pintar os cabelos. O mercado da beleza, inclusive, vê nesse nicho da população uma boa oportunidade de negócio. Hoje inclusive existem produtos específicos para idosos, afim de apenas encobrir os fios brancos.
Decidir sobre pintar ou não os cabelos é uma decisão pessoal. É importante salientar que estar bem consigo mesmo faz toda a diferença na qualidade de vida do indivíduo. E, não é por ser um idoso que a pessoa não precisa se cuidar. Inclusive, se cuidar pode ajudar até mesmo a evitar a depressão. Não faz mal que idosos pintem o cabelo, porém são recomendadas tintas menos agressivas e que não provoquem alergias.
Pintar cabelo na terceira idade
Se cuidar e se amar faz bem em qualquer idade, e também ajuda na aceitação pessoal. A cor dos cabelos é um dos pontos mais discutidos quando o assunto é beleza na terceira idade, pois os fios costumam ficar brancos. Assim, muitas pessoas optam por pintar o cabelo, ocultando o branco e também obtendo uma aparência mais jovem. Não há nenhum problema de o idoso pintar o cabelo, se isso lhe faz bem.
No entanto, o mais indicado é usar tonalizante, que não agride tanto os cabelos, pois contém uma menor concentração de água oxigenada e não tem amônia. Outra vantagem é que as cutículas dos cabelos não abrem muito, evitando a penetração do produto. O que provoca a abertura das cutículas é a amônia que, conforme dissemos, é ausente nesse tipo de produto. Assim, o tonalizante é um meio menos agressivo do idosos mudar a cor do cabelo.
A amônia causa o ressecamento dos cabelos e os deixa quebradiços também. Em alguns casos, os problemas causados podem ser permanentes. A principal diferença entre o tonalizante e a tintura é que a tinta consegue cobrir todos os fios brancos. Ela também é mais agressiva com os cabelos, pois consegue agir dentro da fibra capilar.
A questão é que o tonalizante muda somente o tom da cor, e não colore os fios como a tinta. Ademais, o tonalizante dura menos tempo no cabelo, o que pode resultar em mais tratamentos. Porém, mesmo sendo um efeito temporário, é o mais recomendado. Os idosos são muito mais suscetíveis a alergias e reações de outras naturezas.
Quem deseja um efeito mais duradouro normalmente opta pela tintura, porque os tonalizantes desbotam com mais facilidade. As tintas também costumam ser mais baratas, um sinal de que são piores para os cabelos. Elas cobrem os fios 100%, se aplicadas corretamente. Mas, isso pode não ser uma vantagem. Os cabelos brancos dos idosos tem falta de melanina e colágeno, o que os deixam mais fracos. Com a tinta, esta fraqueza ainda aumenta.
Porém, o idoso desejar despigmentar os fios após usar o tonalizante, ele pode ter um problema. Isso devido à película que o produto forma sob a cutícula dos cabelos, fazendo com que a retirada dos pigmentos seja bem mais difícil.
Com o passar do tempo, a indústria começou a alterar as composições dos produtos. O desejo de mudança das pessoas foi o que motivou essas mudanças. E isso pode acabar provocando algum problema para os consumidores, como alergias, quebra dos fios e etc, pois cada vez mais são adicionadas substâncias nas tintas, por exemplo.
Alguns idosos e demais pessoas costumam usar química no cabelo, como é o caso de alisamento e de relaxamento. Muita gente não sabe, mas a tinta permanente não deve ser usada com nenhum outro tipo de química nos cabelos. Caso contrário, pode acontecer uma incompatibilidade dos produtos, causando vários problemas, como a queda, por exemplo. Quando a pessoa fizer progressiva, não deverá pintar os cabelos no mesmo dia, para evitar algum dano aos fios ou alguma mudança na tonalidade.
Algo também muito importante é não pintar os cabelos caso tenha usado henna ou algum produto relaxante que seja à base de tioglicolato ou guanidina. Pois pode provocar corte químico, além de outros problemas graves aos cabelos.
Já no caso dos tonalizantes, além de poderem ser usados em qualquer tipo de cabelo, também podem ser usados quando este for quimicamente tratado também. Ou seja, não há perigo que um idosos utilize tinta, caso não houver alergias, mas o tonalizante é uma opção mais saudável.