Noção do tempo e Desorientação espacial

O ser humano é um ser consciente de sua existência. Ou seja, ele sabe que nasceu e que vai viver um tempo determinado na terra, mesmo que não seja claro quanto tempo será. Essa consciência é possível também alguns aspectos que nos constituem, como: memória, sentimentos, noção do tempo e orientação espacial.

Falaremos melhor sobre esses dois últimos aspectos e o quanto a falta de noção de tempo e de orientação espacial pode prejudicar a vida de alguém, principalmente quando se chega a uma fase mais avançada.

Mas o que é noção de tempo e orientação espacial?

A orientação temporal é a capacidade que um indivíduo tem de saber em que tempo vive. Isso se refere à época (ano, mês e dia), se é manhã ou noite e etc. Ou seja, é a localização cronológica que todo ser humano tem consigo desde a infância.

Essa função exige um desenvolvimento maior do indivíduo, ela é correspondida através de integração de estímulos ambientais de forma mais elaborada. Ela demora mais tempo para se desenvolver na criança. Por isso, a orientação temporal é perdida com maior facilidade e rapidamente pode ser prejudicada pelos transtornos mentais, particularmente pelos transtornos da consciência.

orientação espacial se refere a pontos que o indivíduo se encontra, como: cidade, país, estado, bairro, endereço onde mora, distância de casa até o local de trabalho, nome do local de trabalho, etc. Enfim, tudo que se relaciona com o espaço onde o indivíduo está inserido e normalmente tem contato todos os dias.

Essa função, diferente da temporal, é adquirida na fase inicial da infância, onde a criança já consegue se situar em ambientes que ela visita com certa frequência.

Agora que você sabe o que é noção de tempo e orientação espacial, vamos falar o que pode causar a falta de dois processos tão importantes para uma vida normal.

Tipos de desorientação

Após ver o que é noção do tempo e orientação espacial, vamos verificar as formas mais comuns de desorientação que acontecem com os idosos:

idoso desorientado

Idosos estão propensos a perderem noção de tempo e espaço


Redução do nível de consciência: essa desorientação também chamada de torporosa ou confusa. A queda do nível de consciência altera a atenção, a concentração e a capacidade de perceber e reter todos os estímulos ambientais. Essa é a forma mais comum de desorientação, que pode levar o indivíduo a ter dificuldade de reconhecer lugares que antes lhes era comuns.

Déficit de memória imediata e recente: também denominada desorientação amnéstica. O idoso tem dificuldade de reter as informações ambientais (apesar de identificá-las adequadamente).

Desorientação demencial: essa é bem próxima da amnésica. Mas além do que foi citado acima, ocorre a perda da memória de fixação, há agnosia (déficit de reconhecimento ambiental) e desorganização global das funções cognitivas. Essa desorientação pode ocorrer em diversos quadros demenciais (Doença de Alzheimer, demências vasculares, entre outras).

Desorientação delirante: aqui é um pouco mais grave, já que o indivíduo, em profundo estado delirante, crê com convicção plena que está “habitando” um lugar ou tempo diferente da sua realidade. Pode ocorrer dupla orientação, em que o paciente ora reconhece estar em casa com sua família, ora afirma que está numa prisão cercado por carcereiros, por exemplo.

Déficit intelectual: essa desorientação ocorre em indivíduos com deficiência ou retardo mental grave ou moderado. Já não consegue compreender o ambiente e interpretar as convenções sociais (horários, calendários, locais, etc.) que determinam a orientação do indivíduo no mundo.

Dissociação ou histeria: acompanhada de alterações da identidade pessoal e alterações da consciência.

Desorientação por desagregação: a desagregação profunda do pensamento pode impedir o indivíduo de orientar-se adequadamente quanto ao ambiente e quanto a si mesmo. Normalmente ocorre em quadros de esquizofrenia.

O ideal é o que o indivíduo seja acompanhado por um médico especializado e também esteja sob o cuidado constante de familiares e profissionais especializados, para que não corram risco de vida.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *