Quais São os Causadores da Demência Que Afeta os Idosos? 

O número de idosos no Brasil está crescendo cada dia mais. Isso se deve ao fato de, nos últimos anos, termos mais qualidade de vida, fato que está ajudando a aumentar a expectativa de vida dos indivíduos. Além do mais, a medicina também tem desenvolvido um papel muito importante nos últimos anos. Com o desenvolvimento de novos medicamentos, de vacinas, exames, dentre outros procedimentos, as pessoas estão tendo mais oportunidades de cuidar da saúde, evitar e tratar doenças que antes não tinham tratamento.

Porém, com a vida atual, mais agitação em nossa rotina e mais tecnologia, também estão surgindo doenças modernas que acometem os indivíduos. Principalmente, devido ao estresse a que estamos submetidos todos os dias, estamos submetidos a desenvolvermos doenças que afetam nosso cérebro, em um âmbito psiquiátrico. Um exemplo disso são as demências, um quadro que se caracteriza pela perda de capacidade cognitiva, de maior incidência na 3º idade. O desgaste durante a vida dos indivíduos vem ocasionando maior incidência de demência.

Hoje iremos falar sobre os principais sintomas e quais as doenças que agravam e ocasionam esse quadro médico. Saiba como estimular o indivíduo e prevenir os casos.

O que é o quadro de demência e quais os principais causadores?

A demência não pode ser chamada de doença. Esse termo caracteriza uma síndrome, ou melhor dizendo, um conjunto de sintomas que acompanham certas condições ou doenças. A demência é considerada um estado clínico oriundo de várias causas, onde o idoso tem a sua capacidade cognitiva reduzida, e que também está relacionada com alterações comportamentais, em que há perda da capacidade em executar tarefas um pouco mais complexas.

Podemos subdividir os quadros demenciais em 2 grupos: origem irreversível e causas reversíveis. No primeiro grupo estão aqueles quadros de demência causadas por processos degenerativos do cérebro. Assim, são pessoas acometidas pela doença de Creutzfeldt-Jakob, Mal de Alzheimer, Huntington,  Parkinson, doenças vasculares, doença de Pick,  traumatismo craniano e demência desenvolvida devido à Aids.

As demências de causas reversíveis podem ser ocasionadas por depressão, má nutrição, quadros endócrinos (como o hipertireoidismo, hipotireoidismo, e etc.), anemia, hidrocefalia normotensiva, deficiência de vitaminas (ácido fólico, B12, tiamina), tumores cerebrais, uso de medicação indevido, desidratação e infecções. Os sintomas da demência tendem a desaparecer quando as causas são tratadas.

Geralmente, os sintomas de demência são bem perceptíveis e comuns em todos os casos. Entre eles estão problemas com desorientação, dificuldade para se comunicar, dificuldade com funções de coordenação motora, alterações de personalidade, perda de memória, dificuldade com planejamento e organização, paranoia, alucinações, dificuldade com tarefas complexas, comportamento inadequado, agitação e incapacidade de estabelecer a razão. Além deste sintomas gerais, também estão presentes os causados por cada doença. Por exemplo, o paciente com Parkinson vai apresentar tremores e impulsos motores involuntários.

É importante que a família tenha muita paciência para lidar com o idoso que apresenta o quadro de demência. Não existe cura para a demência em idosos. Porém, com o tratamento, é possível aliviar e até controlar os seus sintomas. No entanto, o tratamento deverá levar em consideração qual a circunstância que está causando a doença.

Há casos em que o tratamento utiliza medicamentos. Eles ajudam a amenizar e a controlar determinados comportamentos provocados pela perda ou diminuição da capacidade de julgamento, aumento de confusão e a impulsividade. Porém, esses medicamentos causam efeitos mínimos, os pacientes apresentam o mínimo de melhora.

idoso xadrez

Idosos em jogo de xadrez

O melhor remédio é sempre a prevenção. Hoje em dia, existem muitas formas de manter uma vida mais saudável. Dessa forma, o idoso consegue cuidar do corpo e da mente e se proteger de muitos problemas. Isso ajuda a prevenir os sintomas que podem desencadear quadros de demência.

A principal causa de demência é a doença de Alzheimer. Essa doença causa a degeneração de parte do cérebro e a destruição das células. Para diagnosticar a doença, o médico pode fazer várias perguntas para a pessoa doente e para os seus familiares. Cada resposta tem uma pontuação. Pode também ser necessário alguma prova mais complexa, como neuropsicológica, que servirá para identificar qual o grau de incapacidade do indivíduo, ou ainda para se certificar de que não se trata de uma deterioração intelectual.

Após observar a situação com um todo, considerando o histórico familiar, a idade do indivíduo, quando os sintomas começaram e como estão progredindo, além de observar também algumas outras doenças, como a diabetes e a hipertensão, o médico poderá dar o seu diagnóstico.

Para a prevenção não só do Alzheimer, como todas as doenças que afetam a mente do indivíduo e também causam a demência, deve-se desenvolver e estimular as funções cognitivas. Jogos, leitura, arte, atividades manuais e outras são muito bem vindas na hora de lazer. Assim, os idosos conseguem formar mais conexões mentais, expandir sua capacidade e exercitar seu cérebro. É muito importante não deixar o cérebro atrofiar, e fazer o possível para sempre mantê-lo desperto.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *