Emprego para terceira idade: Onde encontrar e como funciona?

Já faz um bom tempo que os idosos deixaram de ser aquela figura sentada em uma cadeira de balanço fazendo crochê ou jogando dama ou dominó. Os idosos saudáveis e ativos estão aumentando cada vez mais, devido aos avanços da medicina e do aumento da preocupação com a saúde.

Eles querem fazer parte da sociedade, se relacionar com outras pessoas e fazer o que os jovens fazem. E por que não trabalhar depois dos 60, 70, 80 anos de idade? Muitas pessoas que já passarem dessa idade continuam ativos no mercado de trabalho, atuando em diversas áreas diferentes. E se o idoso pretende procurar um emprego, onde encontrar?

Existe Emprego para a Terceira Idade?

Segundo pesquisas realizadas em 2011, cerca de 29% dos idosos se encontravam ativos no mercado de trabalho, sendo responsáveis pela sua própria renda. E esse número vem só aumentando desde então, já que algumas empresas vêm disponibilizando mais vagas para esta faixa etária. Ainda segundo pesquisas, é mais fácil encontrar vagas de empregos para idosos em supermercados e restaurantes.

Donos de estabelecimentos afirmam que os idosos são excelentes para os setores de atendimento direto ao cliente, pois são muito simpáticos e alegres.

A maioria das empresas que oferecem empregos para a terceira idade são as grandes multinacionais.

Pesquisas mostram que idosos são excelentes na recepção e atendimento direto a pessoas

Como Procurar?

Quem deseja procurar emprego e já passou dos 60 anos, pode começar enviando currículos para agências de empregos comuns e para locais próximos à sua residência. Apesar de ainda ser menor a procura por essa faixa etária em agências, pode acontecer de empresas cadastradas não terem preferência de idade. E se o idoso for capacitado para a vaga, pode ser contratado.

No Portal Mais Emprego, do Governo Federal, qualquer pessoa pode se cadastrar às vagas de emprego. Não existem vagas específicas para a terceira idade, mas a intenção é que menos empresas coloquem limite na idade para contratação, assim abrem mais portas para esta faixa etária. Para fazer o cadastro, basta acessar o portal: empregabrasil.mte.gov.br. No portal também é possível ver notícias sobre empregos e visualizar algumas vagas disponíveis.

Outra dica é o Portal da 3ª Idade. Esse portal é voltado para o público com 60 anos ou mais. Além de notícias e assuntos relacionados à terceira idade, também tem vagas de empregos direcionados aos idosos. Vale a pena conferir! Acesse empregos2-portalterceiraidade.blogspot.com.br.

Existem ainda diversos sites especializados em empregos pela internet. Um bom local para procurar também é o Emprego Certo.

Como é o Emprego para Idosos?

Algumas pessoas, principalmente os familiares do idoso, se preocupam com a carga horária, benefícios e salários dos empregos oferecidos aos idosos. Todos esses detalhes vão depender da empresa. Algumas contratam idosos da mesma forma que contratam pessoas mais jovens, com a mesma carga horária, e delegando o mesmo tipo de função, já que a intenção é a inclusão do idoso no mercado de trabalho, sem nenhum tipo de preconceito e/ou privilégio.

É claro que por ser uma idade que necessita de mais cuidados, é preciso que a empresa tenha flexibilidade para aceitar faltas ou atrasos decorrentes de atestados médicos e algumas funções devem ser feitas com cautela, como carregar peso, ou fazer outras coisas do tipo.

Já outras empresas, preferem contratar os idosos em um horário reduzido, evitando o cansaço e o estresse do trabalhador. Nesses casos, o salário também é reduzido, o que pode ser vantajoso para ambas as partes. Os benefícios variam de acordo com a empresa também.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *