Sonda Folley 

A sondagem vesical, ou sonda folley, consiste em introduzir um cateter estéril até chegar à bexiga, por meio da uretra. Isso é feito com o propósito de drenar a urina. É muito importante que todo o procedimento seja feito com muito cuidado e higiene, para evitar infecção.

Tipos de Sondagem Vesical

Existem, basicamente, dois tipos de sondagem vesical: a de demora e a de alívio. Veja abaixo a forma de realizar cada uma delas:

Sondagem vesical de demora

O primeiro passo é realizar uma higienização íntima. Em seguida, usar iodo PVPI ou clorexidina, para evitar infecção. Após aplicar um lubrificante ou anestésico, coloca-se a sonda até que o refluxo da urina seja percebido.

Movimenta-se a água destilada, usada para preencher o balão da sonda, em movimentos bem suaves. Logo após, prende-se a sonda com fita adesiva na coxa do paciente.

Sondagem vesical de alívio

O que diferencia os dois tipos é o uso da sonda e o uso da cuba rim usada para coletar a urina após a drenagem.

Como Acelerar a Recuperação

Existem algumas dicas simples, porém muito importantes, que ajudam a acelerar o processo de recuperação de quem usa a sonda vesical. Para começar, é importante que tanto o saco coletor quanto a sonda fiquem sempre limpos. Também é fundamental observar se a urina do paciente não possui nenhum coágulo e se ela mantém o aspecto amarelado. Caso perceba a mudança de cor para verde, marrom ou rosada, é preciso procurar um médico imediatamente.

Sonda Folley

Outro cuidado muito importante é manter os órgãos genitais limpos e secos. Isso é fundamental para prevenir uma infecção urinária. Abaixo, listamos os cuidados principais para manter o saco coletor e a sonda sempre limpos. Confira:

Não puxe a sonda vesical para evitar o surgimento de ferida na uretra e na bexiga do paciente. Lave bem o tubo da sonda vesical com água e sabão, ao menos 3 vezes ao dia. Esse cuidado evita a proliferação de bactérias;

Se a sonda for de silicone, o paciente deve ir ao hospital a cada 3 meses para realizar a troca. Caso a sonda seja de látex, o paciente então deverá ir ao hospital a cada 10 dias para trocar.

Não se deve levantar o saco coletor acima da altura da bexiga, para que ela não retorno para a mesma. Ao dormir, o saco deve ficar na beira da cama, pendurado.

Sempre que o saco coletor estiver com urina na metade da sua capacidade, ele deve ser esvaziado. Em nenhuma hipótese o saco coletor deve ser colocado no chão, para evitar que a sonda se contamine de bactérias. No momento de transportá-lo, amarre-o na perna ou use uma sacola plástica para protegê-lo. Sempre que terminar de tomar banho, é importante secar bem a sonda e o saco coletor.

Quando o Paciente Deve Usar a Sonda Vesical?

O paciente precisa usar a sonda vesical de demora após realizar uma cirurgia, quando for preciso controlar o volume de urina, quando for necessário facilitar a eliminação de urina em um paciente que se encontre imobilizado, com algum tipo de obstrução ou inconsciente, e etc.

Quando Procurar Um Médico

Além da situação acima, se o paciente apresentar algum sintoma agravante, ele deve ir ao hospital imediatamente, como urina vazando para fora da sonda, dor na bexiga, sangue por dentro do saco coletor da sonda, febre acima de 38° C ou calafrios.

E lembre-se sempre de manter a higienização correta do paciente, da sonda e do saco para evitar uma infecção.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *