O Que é Sarcopenia? Como Ela Acontece Em Idosos?
A Sarcopenia é uma condição que está relacionada com o avanço da idade. É caracterizada pela perda involuntária, progressiva e em todo o corpo da massa muscular e também da força do músculo esquelético. Causa a perda de independência em adultos idosos e o declínio funcional.
Esse problema afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Existem 3 critérios que são usados para definir o diagnóstico. Se dois deles estiverem presentes, temos um diagnóstico positivo da doença. São eles:
- Função muscular: caracterizada pela capacidade do indivíduo em produzir movimentos, como a segurança e a velocidade em que ele é capaz de levantar de uma cadeira e de andar.
- Força muscular: é a tensão capaz de fazer o músculo gerar movimento, como no caso de um aperto de mão, por exemplo.
- Massa muscular: esse critério está relacionado com a quantidade de tecido muscular que tem no corpo. Normalmente, um adulto com boa saúde tem algo em torno de 60% de massa muscular no corpo.
Vale ressaltar que a perda de peso corporal não é um indício da Sarcopenia. Pois, em geral, a massa magra que é perdida é substituída por gordura. Com isso, o peso final não irá transparecer no peso total.
As medidas adotadas para prevenir e reverter a Sarcopenia são a prática de exercício físico e o cuidado com a alimentação. Dependendo do estágio da doença, pode ser preciso adicionar suplementos alimentares específicos.
Existem alguns fatores que determinam a qualidade da fibra muscular, como:
- A gordura (tecido adiposo) intramolecular e a quantidade de tecido conjuntivo (fibrose);
- O tamanho e a forma do músculo;
- A velocidade de reação, que é a ativação neuromuscular;
- E a capacidade aeróbica, que nada mais é do que a quantidade máxima de oxigênio que o músculo usa durante a ativação.
A qualidade da fibra muscular pode ser mantida se à medida em que os adultos mais velhos praticam atividade física, incluindo atividades de força muscular e mantêm uma alimentação balanceada, com a adição de aminoácidos e proteínas. É importante ter o acompanhamento de um profissional para a prática de atividade física e de um nutricionista, para cuidar da alimentação. Principalmente os idosos que apresentam deficiência renal, pois aumentar a ingestão de aminoácidos e de proteínas pode piorar o funcionamento dos rins.
Como Evitar a Perda da Massa Muscular?
As nossas células musculares sofrem uma destruição natural ao longo dos anos. Principalmente em pessoas mais sedentárias, e a partir dos 30 anos de idade. Caso a pessoa não tome nenhuma medida, ele certamente terá mais chances de desenvolver dores pelo corpo quando for idoso, além de apresentar muita fragilidade e dificuldade para realizar as tarefas do dia a dia.
Existem alguns hábitos que são capazes de evitar a sarcopenia, como já mencionamos acima. Vamos detalhar melhor cada um desses hábitos tão importantes:
Praticar atividades físicas: existem vários exercícios indicados para a 3º idade, dentre eles, temos: caminhada, corrida, exercícios de força, de resistência, pilates, musculação, e muito mais.
Alimentação rica em proteínas: as proteínas ajudam a estimular o crescimento muscular. Por isso são tão importantes. A carne, derivados do leite e os ovos são alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas.
Evitar bebida alcoólica em excesso e fumo: a bebida alcoólica causa desidratação e ainda afeta o cérebro, o fígado e o coração. Por isso, é sempre bom evitar. todos nós sabemos o enorme mal que o fumo causa à saúde. E, no nesse caso específico, ele pode causar a intoxicação das células do nosso corpo e a afetar a circulação sanguínea também.
Beber muita água: o ideal é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. É muito importante se manter hidratado, para facilitar o bom funcionamento de órgãos como o cérebro, o fígado e o coração.