Reumatismo e Artrose Nos Idosos – Sintomas e Tratamentos
O reumatismo é uma doença que compreender mais de 200 tipos de enfermidades, e que pode atingir não só as articulações, como muita gente pensa, mas qualquer órgão no nosso corpo. É um grupo de doenças que atinge os músculos, as articulações e os ossos.
Dentre os tipos de reumatismo, os mais comuns são Síndrome de Sjogren, Púrpura de Henoch-Schonlein, artrose, Polimialgia reumática, febre reumática ou reumatismo no sangue, Doença de Behçet, fibromialgia, artrite reumatoide, Granulomatose de Wegener, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, tendinite e gota.
Reumatismo e Seus Principais Sintomas
O reumatismo não acontece somente em pessoas idosas. No entanto, as chances de a pessoa desenvolver algum tipo de reumatismo aumentam conforme a idade da pessoa vai aumentando. Ou seja, é uma doença que está mais associada com o envelhecimento.
Se o reumatismo não for diagnosticado rápido, ele pode fazer com que os movimentos fiquem bem limitados. E pode, inclusive, causar a completa deterioração da articulação.
É mais comum os sintomas do reumatismo acontecerem em regiões como os pés, o pescoço, os joelhos e o quadril. E costumam se manifestar na forma de problemas para elevar os braços sobre a cabeça, muito cansaço, problemas para movimentar as articulações, principalmente após acordar, dores nas articulações, problemas para elevar os ombros até chegar ao pescoço, articulações vermelhas e inchadas e dores nos músculos que ficam próximos das articulações.
Qual o Tratamento Para o Reumatismo
O tratamento irá depender do tipo de doença já que, como dissemos, o reumatismo compreender mais de 200 tipos diferentes. Em geral, é feito à base de fisioterapia e medicação para controlar a inflamação e a dor.
Artrose e Seus Principais Sintomas
A artrose, ou osteoartrite, como também é chamada, é um tipo de reumatismo que acomete as articulações, causando a degeneração das mesmas. É uma doença degenerativa e que não tem cura.
Seus principais sintomas são rigidez e inchaço nas articulações, deformações na articulação afetada, problemas para conseguir realizar alguns movimentos e dores nas articulações afetadas pela doença.
Para diagnosticar a doença, o médico irá avaliar os sintomas apresentados pelo idoso. Diante dos sintomas apresentados, ele deverá solicitar um exame de ressonância magnética e um raio X para confirmar as suas suspeitas.
O Que Causa a Artrose?
As causas da artrose podem ser várias. Dentre elas, podemos destacar fraqueza na região superior da perna, alguma lesão ou fratura que afete alguma das articulações, desgaste natural que acontece nas articulações devido ao envelhecimento, peso em excesso, que pode desgastar muito as articulações das pernas e também da coluna.
Além disso, movimentos repetidos em que o indivíduo precise se ajoelhar ou ficar agachando com muita frequência, e erguendo objetos pesados e trabalhos que causem uma sobrecarga em algumas das articulações, como é o caso das cabeleireiras, por exemplo.
Qual o Tratamento Para a Artrose?
A artrose não tem cura, mas pode ser tratada para que os seus sintomas sejam amenizados, e a doença não progrida. O tratamento é feito à base de medicação como anti-inflamatórios e analgésicos, para ajudarem a reduzir as dores e inflamação que ela provoca. E também com exercícios, hidroterapia e com a própria fisioterapia.
É importante que o idoso realize os exercícios todos os dias, para que as articulações estejam sempre em movimento. Existem alguns equipamentos que podem ser usados na fisioterapia para reduzir as inflamações, e estimular a articulação, como ultrassom e os aparelhos eletroestimuladores.
Os idosos devem procurar ter uma vida ativa, saudável e estar sempre em movimento para afastar ao máximo o risco de doenças, em especial o reumatismo, que já é comum em pessoas da terceira idade. Essas doenças diminuem muito a qualidade de vida da pessoa. Além de causarem muita dor e desconforto.